2018 e as mudanças no mercado de farmácias e drogarias.

2018 e as mudanças no mercado de farmácias e drogarias.

Com a expansão da área de atuação do farmacêutico, o ano de 2018 estará marcado por mudanças significativas para a profissão.

Há vários fatores envolvidos para que esses novos direitos sejam implantados e estruturados e obtenham bons resultados – esse processo requer mudança de postura profissional, coragem para assumir desafios, ser criativo e ter foco na solução. Com o aumento da competitividade, não haverá tempo para reclamar.

Muitas vezes lutamos por sonhos que não correspondem aos nossos anseios. Abdicamos de bons projetos devido a entraves burocráticos e limitantes dos órgãos reguladores. Fomos treinados para a submissão. Acostumamo-nos a agir conforme se espera que agíssemos, evitando julgamentos e embates com balconistas e proprietários. Ser valorizado pelo que já era esperado como atuação do farmacêutico ainda não é um ponto forte no varejo.

Infelizmente, uma grande parte desses profissionais atuam sub-utilizando os conhecimentos adquiridos na sua formação – e por isso não se destacam e deixam de demonstrar o seu valor, criando barreiras de defesa que são nocivas à sua autoestima.

Na verdade, muitos não sabem que resultados desejam alcançar e deixam se abater por fatores externos. Para modificar o cenário, é imprescindível uma auto-avaliação a fim de determinar objetivos, sair da área de conforto e partir para a ação – com foco, resiliência e perseverança, traçando as metas necessárias para alcançar o resultado esperado para a sua realização pessoal e profissional.

A tão sonhada independência financeira é mais do que ter uma boa ideia e transformar conhecimento em serviços. Para abrir um negócio ou iniciar uma atividade econômica, além dos recursos financeiros, humanos e materiais, é preciso ter conhecimento comercial, de legislação, gestão de pessoas e financeira. Para realizar novos projetos, é necessário lutar contra a estagnação, não temer julgamentos, estar capacitado e preparado para enfrentar os desafios e, principalmente, ter disposição para se dedicar diariamente ao seu empreendimento.

Antes de atuar em novas áreas, o profissional precisa investir em autoconhecimento, conhecer suas aptidões, habilidades, qualidades e capacidades para escolher uma área de atuação de acordo com o perfil, viabilizando resultados positivos e duradouros.

Existem profissionais que estão prontos para empreender, que identificam as oportunidades e as transformam em uma organização lucrativa; outros constroem uma carreira de sucesso fazendo parte de uma empresa.

Seja como empreendedor ou intraempreendedor, existem várias oportunidades para os farmacêuticos atuarem de forma plena, contribuindo para o crescimento da empresa que estiver sob sua responsabilidade e assim colher os frutos advindos do seu trabalho.

Que este fim de ano possa ser o início de uma nova história para os farmacêuticos que atuam na área do varejo, seja nas novas ou antigas áreas de atuação – mas que todos possam gostar do que fazem e, realmente, fazer o que gostam.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos os profissionais que atuam no varejo um Ano-Novo repleto de realizações e prosperidade.

 

Fonte: ABCFARMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!