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Análise SWOT, avalie as forças e fraquezas da sua farmacia ou drogaria

Análise SWOT, avalie as forças e fraquezas da sua farmacia ou drogaria

A análise SWOT é uma ferramenta muito importante para conhecer as forças e fraquezas da sua farmácia. Essas características estão relacionadas aos fatores internos que influenciam no desempenho e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Na medida em que você conhece a sua farmácia com mais profundidade, conseguirá reconhecer os pontos a serem melhorados e alcançará um maior nível de excelência na sua gestão.


Para que você consiga estabelecer a sua marca e planejar bem o seu negócio no varejo de farmácia, é fundamental fazer uma análise SWOT.

Com a utilização dos diagramas que compõem a análise SWOT, você entenderá as principais características da sua farmácia e do mercado e, com isso, elaborar um planejamento de negócios.

A sigla SWOT significa, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

As forças e fraquezas apresentadas na análise SWOT são fatores internos da farmácia, já as oportunidades e ameaças têm relação com os fatores externos ao seu negócio.

Em cada um dos quadros da sua análise SWOT, você precisa listar todas as características para, a partir disso, estudar o que pode melhorar na gestão da sua farmácia.

O primeiro passo para montar uma boa análise SWOT é fazer um diagrama separado em quatro partes. Em cada quadro, você deve colocar as categorias referentes à sigla SWOT.

Como montar uma análise SWOT para a farmácia

Desenhe um quadrado simples em um papel e separe-o em quatro partes.

Na parte superior, à esquerda, coloque todas as forças do seu negócio. À direita, coloque as fraquezas.

Na parte inferior da sua análise SWOT, escreva as oportunidades e, depois, as ameaças que você enxerga hoje no mercado em que você atua.

Como preencher as forças e fraquezas da análise SWOT

As forças e fraquezas são consideradas fatores internos da sua farmácia. Em relação às “forças”, você precisa encontrar os pontos positivos do seu negócio.

Para saber o que incluir nesse painel, tente responder a algumas perguntas:

– Qual é o seu diferencial frente à concorrência?

– O que os clientes mais elogiam na sua farmácia?

– Quais são os indicadores positivos que sua farmácia registrou no último mês?

Em relação às “fraquezas”, você precisa listar os aspectos do seu negócio que precisam ser melhorados como, por exemplo:

– O que os clientes mais reclamam na minha farmácia?

– Quais são os indicadores com índice mais baixo que eu tenho?

– Quais são os processos que geram maior carga de trabalho?

Como preencher as oportunidades e ameaças da análise SWOT

As oportunidades e ameaças da sua farmácia são os fatores externos do seu negócio, ou seja, tudo que está relacionado ao mercado e à concorrência.

Para preencher o campo das “Oportunidades”, você precisa encontrar os potenciais que você precisa explorar na sua região. Para ajudar você a pensar um pouco sobre isso, tente responder a algumas perguntas:

– Quais lançamentos eu posso incluir no meu mix de produtos?

– Quais mudanças eu posso implementar para melhorar a experiência de compra dos clientes?

– Quais valores agregados eu conseguiria incluir nos produtos e serviços oferecidos na farmácia?

Em relação às “Ameaças”, é necessário que você encontre os fatores positivos na concorrência. Dessa forma, você saberá quais são os aspectos que você precisa estar atento e melhorar na sua farmácia.

Você pode responder a algumas perguntas como:

– Quais são as ações que a concorrência consegue atrair muitos consumidores?

– Como são as drogarias que inauguraram próximo à minha?

– Quais são os elogios que os consumidores fazem das concorrentes?

Faça uma análise detalhada das informações

As perguntas que colocamos aqui são apenas sugestões para você iniciar a análise SWOT da sua farmácia. Isso porque há muitas outras informações que você pode coletar e utilizar no seu diagrama.

É importante que você tenha muita atenção ao preencher a sua análise SWOT. Faça esse trabalho com calma. Preencha um quadro de cada vez e busque o máximo de informações possíveis referentes ao aspecto pesquisado.

Com uma boa análise SWOT da sua farmácia, você conhecerá tanto o seu negócio como o mercado em que você atua com muito mais profundidade.

Com um conhecimento mais abrangente, você poderá planejar estratégias mais assertivas para melhorar a sua competitividade e prosperar no varejo farmacêutico.


Saiba quais são os potenciais da sua farmácia

Para descobrir quais são as forças e fraquezas da sua farmácia, você precisa fazer um mapeamento de tudo o que envolve o seu dia a dia.

Você precisa incluir desde os processos de compras, a forma como gerencia a equipe e os recursos financeiros, até a maneira como expõe os produtos na drogaria e a abordagem de vendas com seus clientes.

Para elaborar uma boa análise das forças e fraquezas da sua farmácia, você precisa separar as características e classificá-las entre tudo o que a sua drogaria se destaca e o que ainda é preciso melhorar.

Como encontrar as forças na análise SWOT

As forças na análise SWOT têm relação com as principais características que a sua farmácia tem maior destaque.

Por isso, você pode escrever uma lista de tudo o que a sua drogaria faz melhor do que a concorrência. Para enumerar essas vantagens, você precisa ser muito prático e olhar de forma realista para o seu negócio.

Isso quer dizer que as suas forças devem refletir exatamente as qualidades máximas do seu negócio agora e não aquilo que você pretende para o futuro.

Para saber quais são os maiores potenciais do seu negócio, verifique os elogios dos seus clientes. Além disso, faça uma pesquisa na região em que atua.

Converse com os fornecedores, representantes e parceiros. Outra sugestão é você dar uma olhada nos melhores indicadores dos relatórios da sua drogaria.

Como encontrar as fraquezas na análise SWOT

Assim como as forças, as fraquezas também estão presentes em todos os negócios. Porém, é muito importante que você tenha o conhecimento de todas as características menos vantajosas. Use esse conhecimento para buscar se desenvolver e melhorar a sua gestão.

Uma pesquisa de satisfação sem que o consumidor precise se identificar pode ajudar você a ter feedbacks realistas sobre os aspectos que a sua drogaria precisa melhorar.

O tempo de espera para o cliente ser atendido, a empatia do balconista e a facilidade de encontrar o produto nas gôndolas podem ser alguns tópicos da sua pesquisa. Com as respostas você conseguirá perceber o nível de satisfação dos clientes e saberá o que precisa ser melhorado.

Depois de concluir a pesquisa sobre as forças e fraquezas na análise SWOT da sua farmácia, faça o mesmo trabalho de busca em relação às oportunidades e ameaças do mercado em que você atua.

Com todas as informações completas você conseguirá ter um conhecimento muito mais abrangente do seu negócio e terá condições de elaborar estratégias mais assertivas para alcançar os seus objetivos.

Fonte: FARMARCAS

2 Responses

  1. Hermes Dagoberto disse:

    Gostei do conteúdo de sua divulgação, creio que pode ser útil para usar em meu negócio. Vou ver como manter o contato e acompanhar novas informações.
    Sds.

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