fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Como o fluxo de caixa influencia na gestão do estoque

Como o fluxo de caixa influencia na gestão do estoque

Fluxo de caixa

Muitos empresários não sabem que o fluxo de caixa da drogaria influencia diretamente na gestão do estoque. A atenção ao fluxo de caixa da drogaria é fundamental para efetuar os pagamentos aos fornecedores dentro dos prazos.

E, também, realizar as compras necessárias para manter o giro de estoque.

Cuidar bem do fluxo de caixa é essencial para garantir uma boa gestão do estoque.

O controle financeiro da farmácia visa principalmente manter as contas a pagar e a receber sempre em dia.

Um bom controle do fluxo de caixa da drogaria auxilia o gestor a identificar o volume de recursos financeiros disponíveis no dia a dia do negócio, assim como fazer eventuais ajustes antes de ocorrer qualquer problema.

Mas o que é fluxo de caixa da drogaria?

O fluxo de caixa da drogaria é um importante instrumento de controle financeiro. O gestor consegue manter o registro de todas as informações de entrada e saída de recursos em um determinado período.

É interessante que o gestor realize o controle de fluxo de caixa da drogaria diariamente. Dessa forma, é possível conhecer mais de perto todo o movimento financeiro da loja. Além disso, também é possível fazer previsões de gastos de forma mais segura com base no histórico da empresa.

Saiba como melhorar o fluxo de caixa da farmácia

Com o fluxo de caixa o gestor consegue acompanhar as variações de movimentação financeira ao longo do tempo. Assim é possível tomar a melhor decisão sobre como utilizar o dinheiro da empresa com a compra de estoque, o pagamento das despesas e com a aplicação em investimentos financeiros.

Fluxo de caixa interfere no estoque

O fluxo de caixa possibilita todos os registros de informações de entrada e saída de dinheiro da empresa. Isso inclui os gastos com as compras para o estoque. Além disso, o controle de pagamento dentro dos prazos dos fornecedores também faz parte de uma boa gestão do fluxo de caixa da drogaria.

Ao efetuar compras exageradas de produtos de curva C, por exemplo, há um impacto negativo no estoque e, consequentemente, no fluxo de caixa da drogaria. Isso porque houve um gasto desnecessário de dinheiro para a compra de produtos que ficarão parados no estoque.

O longo tempo de permanência de produtos excedentes no estoque aumenta os custos operacionais. Isso porque mais produtos necessitam de maior atenção ao controle de vencimento, limpeza e manutenção do estoque físico, etc.

Junto com o aumento dos custos operacionais pode-se incluir a dificuldade da farmácia em não obter o retorno financeiro rapidamente para repor os gastos. A consequência será um desequilíbrio no fluxo de caixa da drogaria. E isso refletirá no giro de estoque e, consequentemente, no atraso do pagamento das demais contas por falta de recursos financeiros.

Fluxo de caixa ajuda na previsão financeira

Uma boa gestão financeira passa pelo controle do fluxo de caixa da farmácia. Se o gestor presta atenção a todo movimento financeiro diariamente, conseguirá fazer uma previsão de gastos mais assertiva.

Os relatórios do fluxo de caixa são essenciais para manter o controle financeiro da farmácia e garantir os recursos necessários para realizar a compra do estoque, além de efetuar o pagamento de todas as despesas e também fazer investimentos.

Fluxo de caixa influencia na ruptura de estoque

Erros na gestão de fluxo de caixa da drogaria podem acarretar na falta de recursos e, consequentemente, na ruptura de estoque. Esse problema pode gerar sérias consequências, entre elas a perda de vendas por erros de reposição dos produtos de alto giro.

Saiba como montar o calendário de compras da drogaria

O gestor não consegue realizar as compras necessárias e com isso a loja não tem um bom mix de produtos à disposição dos consumidores. A falta de qualquer item procurado pelo cliente é um problema sério para qualquer farmácia. Se o consumidor entrar na loja e não encontrar o que procura, dificilmente voltará a comprar ali de novo.

Vantagens para a gestão do estoque da drogaria

Em relação ao estoque, com um bom controle de fluxo de caixa da drogaria o gestor consegue:

  • Ter recursos suficientes para realizar as compras necessárias de estoque;
  • Cumprir as obrigações financeiras da farmácia;
  • Aumentar o prazo de pagamento aos clientes sem comprometer o fluxo financeiro do negócio;
  • Negociar prazos e condições melhores junto aos fornecedores.

Com o fluxo de caixa da drogaria bem feito é mais fácil manter o controle do estoque sem comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, fique sempre atento aos prazos de pagamentos e aos valores recebidos diariamente. Assim você conseguirá efetuar os ajustes necessários para não prejudicar as compras de estoque e manter as prateleiras da farmácia sempre bem abastecidas.

FONTE: FARMARCAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *