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Competitividade exige profissionalização na gestão da drogaria

Competitividade exige profissionalização na gestão da drogaria

Competitividade exige profissionalização na gestão da drogaria

A competitividade no varejo farmacêutico é um grande desafio para a gestão da drogaria. Por ser um mercado bastante resiliente e que tem mantido um crescimento acima da média nos últimos anos, a concorrência tem ficado cada vez mais forte e agressiva.

A gestão da drogaria deve estar pronta para lidar com esse alto nível de competitividade. É preciso ter estratégias para combater os concorrentes e manter a lucratividade do negócio.

Nos últimos anos, empresas de outros segmentos têm investido em redes de farmácias. Por consequência natural, as empresas mais profissionalizadas buscam atuar nesse mercado, então aumenta a concorrência.

A principal questão é que o aumento da concorrência não se dá apenas pelo maior número de concorrentes, mas também pelo nível da concorrência. O número de novas lojas é muito grande, mas ao mesmo tempo as lojas já existentes funcionam melhor.

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A profissionalização leva à prosperidade e faz com que a drogaria cresça acima da média. Aquelas farmácias que fazem a lição de casa e passam pelo processo de profissionalização e de entendimento claro de como é o mercado também prosperam e crescem acima da média, principalmente por conta de uma gestão da drogaria mais eficiente.

O mercado exige que a gestão da drogaria passe a ter ações que talvez não tivesse que se preocupar antes para continuar competitivo. Confira algumas delas e entenda onde você pode aumentar a performance do seu negócio para se destacar perante as farmácias vizinhas!

Diminuição de margem operacional

Muitas drogarias trabalham com grande margem operacional. Isso é muito positivo, pois os lucros são maiores, mas na realidade atual, isso pode fazer com que a farmácia não seja competitiva.

A gestão da drogaria deve prever margens operacionais menores para conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, o resultado final.

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Aqui a ideia é aumentar a performance da drogaria, com o crescimento de outros indicadores. Pois assim, mesmo com uma margem menor, o resultado líquido da loja será maior.

Diminuição de margens em produtos

Outra margem que pode prejudicar a imagem de preço da drogaria é a de produtos. Muitos empresários trabalham as margens por categorias (OTC, genéricos, similares, etc).

Essa é uma estratégia importante, pois dá ao consumidor a ideia de precificação da drogaria como um todo. É fundamental ter produtos formadores de imagem na gestão da drogaria. Mesmo que neles você tenha uma margem quase que nula, esses produtos vão atrair os consumidores, que acabam comprando outros itens de maior margem.

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Por isso, o trabalho da equipe é muito importante para o ticket médio. Saber indicar produtos de margem maior, como vitaminas, por exemplo, é essencial para o resultado do negócio.

Redução de custos

Analisar os custos da gestão da drogaria é muito importante para o resultado do negócio. Diminuir os custos deve ser um dos objetivos do empresário do varejo farmacêutico para se tornar mais competitivo.

Muitas pessoas ligam o corte de gastos com a demissão de equipe, mas isso não é uma realidade. É possível otimizar as atividades para ter custos menores sem impactar as vendas.

Padrão da identidade da farmácia é importante para conquistar o cliente

Aqui o principal foco deve ser na reposição de produtos com os fornecedores, além de pequenos detalhes, que podem parecer besteiras, mas ao fim do mês fazem diferença no caixa da drogaria.

Lembre-se que o caixa da empresa não deve ser movimentado para necessidades pessoais de maneira nenhuma, pois isso prejudica o fluxo de caixa do negócio e pode levar a empresa à falência sem que o empresário perceba o tamanho do problema.

Melhoria do layout da farmácia

Outro fator essencial na gestão da drogaria para a competitividade é o layout da farmácia. A exigência do consumidor faz com que o estabelecimento eleve a qualidade de layout.

Na parte externa, fachada e iluminação devem ser cuidados. Assim a loja chama a atenção da região onde está localizada. Na parte interna, a qualidade dos móveis, a comunicação da marca e a iluminação são alguns dos principais pontos de atenção.

Identidade da farmácia é essencial para fidelizar o cliente

Não se esqueça que as drogarias hoje em dia apresentam alto padrão de identidade e isso é um fator muito importante de diferenciação. Planeje a gestão da drogaria para fazer reformas e adequações necessárias no seu ponto de venda.

Investimento em iluminação

Como falamos, a iluminação é muito importante para o varejo farmacêutico. Ela transmite a higiene de um estabelecimento de saúde e esse custo deve estar contabilizado na gestão da drogaria.

Isso pode aumentar os gastos, mas uma farmácia sem iluminação adequada certamente venderá menos, pois não tem atratividade suficiente para ter resultados tão expressivos.

Adequação do mix de produtos

Outro fator fundamental para a diferenciação dos concorrentes na gestão da drogaria é o mix de produtos.

Ter um mix de produtos adequado com a demanda da região é essencial para o sucesso do negócio. Uma farmácia que não oferece boa gama de itens pode perder clientes para a concorrência caso o consumidor não encontre o que procura.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Muitas farmácias segmentavam suas vendas em algumas categorias, mas atualmente isso não é mais uma realidade. É preciso oferecer um mix completo para atender todas as necessidades dos consumidores da região de atuação da drogaria.

Otimize as atividades da gestão da drogaria para se destacar perante a concorrência para ter uma evolução nos resultados da loja!

FONTE: FARMACAS

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