Formas de apresentação farmacêutica

Formas de apresentação farmacêutica

O modo como um medicamento é apresentado para administração é conhecida por forma farmacêutica. Com os avanços tecnológicos, outras formas farmacêuticas estão sendo desenvolvidas e introduzidas no tratamento das doenças.

Existem várias formas farmacêuticas, sendo as mais comuns:

Comprimido
É uma forma farmacêutica bastante conhecida, na qual se uti lizam componentes que são compactados (comprimidos) até se tornarem rígidos, permiti ndo que sejam engolidos com facilidade. Essa dureza se desfaz em contato com o estômago e/ou intestino, liberando assim a substância, que absorvida, passa para a corrente sanguínea e começa a agir.
Cápsula
É uma forma farmacêutica diferente do comprimido, pois é constituída por um invólucro gelatinoso, que recebe a substância ati va misturada a outros componentes inertes. As cápsulas normalmente são gelatinosas.
Drágea
É um comprimido que recebe revestimento, para se tornar mais resistente na sua passagem pelo estômago, liberando o princípio ativo apenas no intestino.
Solução
É uma forma farmacêutica líquida, na qual o príncípio ativo está dissolvido em uma solução à base de água ou álcool. Normalmente são adicionadas aromatizantes e/ou corantes em sua composição.
Suspensão
Forma farmacêutica composta por uma substância insolúvel (que não se dissolve) em seu veículo. Por isso, quando lidamos com uma suspensão, é necessário agitar o frasco.
Xarope
É uma forma farmacêutica na qual a composição é feita de água e açúcar. É muito utilizada para mascarar o sabor desagradável de determinada substância e também para facilitar às crianças a ingestão de alguns medicamentos. Geralmente os xaropes contêm adicionados um aromatizante e um corante (responsável pela cor do medicamento).
Pílula
Assim como o comprimido, é uma forma farmacêutica rígida, arredondada e que deve ser deglutida sem mastigar.
Pomada
Forma farmacêutica de consistência mole, para uso externo, de ação tópica ou geral, mas também com fins de proteção ou lubrificação. Ou seja, uma pomada deve ser usada diretamente na pele e é constituída principalmente por substâncias gordurosas.
Cremes
Também é uma forma farmacêutica de consistência mole, destinada ao uso externo, mas que é constituída por substâncias gordurosas e aquosas (que se dissolvem na água).
Aerosol
Forma farmacêutica que apresenta pequenas quantidades de substâncias diluídas em gases. Para se utilizar esse medicamento, são empregados aparelhos especiais, como nebulizadores, vaporizadores, etc.
Injetáveis
Soluções líquidas para serem introduzidas no organismo, principalmente por via intravenosa ou intramuscular.
Colírios
Forma farmacêutica líquida, para ser administrada nas mucosas, como nos olhos, por exemplo.

Muitas formas farmacêuticas surgem a partir de adaptações das formas tradicionais, com o objetivo de facilitar a administração ou garantir um efeito terapêutico mais eficaz, como, por exemplo:

  • Comprimidos revestidos com membranas semipermeáveis.
  • Adesivos transdérmicos.
  • Implantes subcutâneos de liberação.
  • Lipossomas.








Fonte:  NEOQUIMICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!