Melhore o layout pensando no faturamento da sua farmácia ou drogaria.

Melhore o layout pensando no faturamento da sua farmácia ou drogaria.

Em muitos casos, os proprietários e gerentes desconhecem que a distribuição do mobiliário pela farmácia pode ter influência direta sobre o faturamento do estabelecimento. Se for aperfeiçoado, melhorado e atualizado de acordo com as necessidades dos clientes, o layout da loja influenciará positivamente no faturamento do estabelecimento.

Tipos de farmácia e seus layouts

Farmácias tradicionais
Nesse tipo de estabelecimento, todos os medicamentos, inclusive os de venda livre (OTC) e, em alguns casos, os produtos de higiene e beleza também, encontram-se atrás do balcão. Assim, quando se interessa por algum produto, o cliente tem, necessariamente, que recorrer a um funcionário, posicionado atrás do balcão (balconista), e esse é o principal motivo pelo qual os medicamentos OTC e outros produtos de venda livre têm suas vendas diminuídas quando comparadas às farmácias de autosserviço. Normalmente, a farmácia tradicional não é informatizada, possui salão grande com poucos produtos expostos (perfumaria e higiene e beleza) e sua mobília, em geral, é em madeira ou fórmica.
Farmácias de conveniência
Essas farmácias, geralmente, estão localizadas em bairros ou em shopping centers e são mais arrojadas e bonitas. Quando localizadas nos shoppings, são mais sofisticadas e, em alguns casos, possuem produtos importados ou diferenciados, além de uma grande variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais.

Normalmente, não possuem um preço muito competitivo, mas, em compensação, estão mais próximas e oferecem outras facilidades, como segurança, estacionamento fácil, atendimento personalizado, entrega em domicílio, administração de injetáveis em domicílio.

Farmácias de rede
Esse tipo de farmácia funciona em sistema de autosserviço, sendo que seus atendentes distribuem-se por toda a loja; são extremamente otimizadas, organizadas e bastante informatizadas, possuindo check-outs modernos.

A maioria possui uma maneira eficiente de atrair consumidores, que é através dos cartões de fidelidade ou cartões de frequência.

Nesse tipo de farmácia, as decisões normalmente são tomadas na matriz, e as lojas têm pouca autonomia.

Faixada

Layouts que funcionam

O layout de uma farmácia pode ser modificado e aperfeiçoado de modo a facilitar e impulsionar as vendas. O objetivo maior em otimizar a distribuição do mobiliário e dos produtos é aumentar o conforto dos clientes no momento das compras. A fim de facilitar o entendimento do assunto, apresentamos a seguir dois tipos opostos de layout:

Layout considerado ideal:

  1. A farmácia deve ser, de preferência, retangular, sendo que uma proporção 3:2 entre os lados é bastante adequada devido à maior facilidade de organizar os balcões (curtos para agilizar o atendimento) e gôndolas (de forma ordenada e respeitando o tráfego dos clientes).
  2. Quando a área utilizada segue a proporção 3:2, o mobiliário pode ser distribuído de forma a aproveitar melhor o espaço da loja e ainda garantir maior conforto aos clientes, melhor visualização dos produtos, redução de aglomerações e menor dificuldade em transitar pela loja.
  3. As portas amplas também são facilitadoras quando o assunto é layout, pois, através delas, até mesmo pessoas que estejam do lado de fora terão a oportunidade de observar o interior da farmácia.
  4. Nesse tipo de layout, é possível observar ainda que o espaço atrás do balcão ocupa pequena parte da área útil da farmácia (cerca de 20%), sendo que a maior parte (cerca de 80%) destina-se ao autosserviço – uma tendência de mercado bastante promissora. O check-out localiza-se na frente da farmácia e, ao seu redor e ao redor da balança, situada no centro da loja, encontram-se produtos promocionais, estrategicamente distribuídos.

Layout considerado inadequado::

  1. Neste, as gôndolas dificultam o tráfego dos clientes devido à sua disposição confusa. Além disso, todas estão concentradas numa pequena área, deixando o restante do espaço útil sem ocupação.
  2. O espaço físico também é um agravante, pois não segue uma boa proporção entre os lados, pois tem formato quadrado (1:1).
  3. O balcão de atendimento é longo e muitas vezes torna o atendimento mais lento por impedir a fácil locomoção dos funcionários quando estes precisam atender um cliente que se encontra do outro lado.
  4. O check-out está situado no fundo da farmácia e não possui, nas suas proximidades, produtos em promoção ou ofertas.
  5. Existe apenas uma porta estreita, o que impede a fácil visualização da loja pelos pedestres.

 

Fonte: Neoquimica

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