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O Plano de Negócio e a importância para seu empreendimento de Farmácias e Drogarias

O Plano de Negócio e a importância para seu empreendimento de Farmácias e Drogarias

O Plano de Negócio do seu empreendimento equivale a um projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores deve ser esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões corretas como empresário do ramo de farmácia.

Um Plano de Negócio pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que define os produtos que serão oferecidos, o formato de empreendimento mais adequado, o modelo de operação que viabilize a disponibilização destes produtos e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela farmácia deverão possuir e desenvolver.

O que considerar num Plano de Negócio (PN)?

Quais produtos a farmácia vai oferecer?

Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os produtos devem atender às necessidades dos pacientes. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse e necessidade das pessoas? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócio. Por se tratar de um estabelecimento de saúde, é muito importante também conhecer o perfil epidemiológico da região, ou seja, quais as principais patologias e problemas de saúde pública do local onde a farmácia estará instalada, além de conhecer os principais prescritores e especialidades médicas mais recorrentes da região.

Como serão obtidos os produtos para comercialização?

É necessário garantir o domínio tecnológico, contar com especialistas nos serviços que oferecer, especialistas com habilitação profissional, licenciados para tal, conforme a legislação exigir. Como identificar os melhores fornecedores? É importante ressaltar que os produtos comercializados pela drogaria devem ser rastreáveis e adquiridos de fornecedores devidamente licenciados/autorizados para a distribuição de medicamentos e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária. Quais condições de aquisição serão mais adequadas?

Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda? Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento? Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa sem comprometer a disponibilidade financeira?

O que de melhor será oferecido?

Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos pacientes que seja um diferencial, que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes que supere a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir novos de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é no bom atendimento ao cliente e prestação de serviços farmacêuticos de qualidade.

Quem é e onde está o cliente/paciente?

O mercado comprador deve ser estimado. Deve ser conhecido. Quem frequentará sua farmácia? Por que frequentará? Quantos serão estes clientes? Onde estão estes clientes?

Como chegar até eles? Como influenciar na decisão de frequentar sua farmácia? Como será sustentada a quantidade de clientes necessária para viabilizar a farmácia?

Como será a empresa?

Para este tipo de estabelecimento que estrutura de operação adotar? Quais responsabilidades de cada um? O que será exigido de cada funcionário? Como estes serão treinados para cada função? Para prestação dos serviços? Para a gestão financeira? Como sistematizar estas funções para se integrarem num processo de gestão ágil e econômico

para uma farmácia, considerando os aspectos sanitários e éticos da atividade?

Que preço será cobrado?

Qual a necessidade de faturamento que a empresa projetada terá? Quais serão seus custos? Quais serão suas possibilidades de preço? Quais preços a concorrência pratica? Como superar os preços da concorrência? É importante superar os preços da concorrência? Qual lucro pode ser gerado?

Que resultado será obtido?

O formato de empresa projetado gerará lucro? Compensará o investimento? Trará benefícios para a comunidade que utilizará os serviços? Que outras alternativas de formato de farmácia podem ser adotadas?

Qual investimento será necessário? Quando virão os resultados? Por quanto tempo suportará movimento fraco?

Qual previsão de gasto inicial? E nos primeiros meses de funcionamento? Já tem disponibilidade financeira? Necessitará de crédito adicional? Sócio é a opção escolhida para aumentar o capital? Qual o perfil do sócio ideal? Qual o papel de cada sócio?

Veja quantas perguntas, quantas dúvidas aparecem no projeto de sua empresa. E isso é apenas uma amostra. Com certeza, ao se aprofundar no estudo das características da farmácia, muitas outras questões surgirão. Elaborar um plano de negócio é o passo mais importante que você pode dar. Existem muitos cursos no mercado que ensinam como elaborar um plano de negócio.

Tanto para definir as questões certas do negócio escolhido como para obter as respostas mais adequadas. Você também pode estudar as diversas publicações e livros facilmente encontrados em livrarias.

No Sebrae você encontrará cursos, informações e orientações de grande eficácia sempre

que necessitar. Mas seja qual for o caminho que resolver trilhar para montar seu plano de negócio, o resultado precisa ser o mesmo, isto é, você deverá ter respostas convincentes para as questões impostas pelo ramo de atividade.

Algumas das respostas virão em forma de estratégias, planos de ação, métodos de trabalho e outras serão conclusões numéricas que medirão o efeito de cada decisão que você tomar para a formatação de sua empresa. Dentre todas as questões que você se dedicar em esclarecer, recomendamos atenção especial para as seguintes:

✓ Gastos (investimento inicial, custos e despesas);

✓ Preço de venda;

✓ Escala – ponto de equilíbrio e margem de contribuição;

✓ Retorno do investimento.

Estas quatro questões são decisivamente importantes, pois elas refletirão as consequências do conjunto de respostas para todas as questões que identificar. Todas as decisões que forem tomadas na formação da empresa terão impacto direto no volume de vendas, no volume de gastos, no preço, e principalmente na lucratividade da empresa e na rentabilidade do seu investimento. 

Isto é, quanto de lucro você obterá na realização de vendas e quanto você poderá receber da empresa como pagamento do investimento que fará ao montar sua farmácia.

Compreenda que a análise destas quatro questões é a forma direta de avaliar todas as respostas de todas as demais questões, e de projetar a viabilidade da farmácia. Esta é uma questão sobre a qual vale a pena investir tempo em pesquisa e em estudo.

Seja qual for a metodologia utilizada para elaboração de seu Plano de Negócio, não abra mão de se convencer sobre a realidade de gastos que enfrentará no negócio. Não faça suposições e não seja otimista demais, trate esta questão com seriedade e veracidade. Antes de seus sócios, antes das fontes de financiamento que por ventura vier a utilizar, é você que precisa ter certeza da composição de gastos que resultará na farmácia que vai montar.

 

2 Responses

  1. Erika Luiza da Silva disse:

    Gostei muito da abordagem sobre o assunto.
    Isso é muito importante, ainda mais nos dias de hoje onde o País e empresas encontram-se em situações não favoráveis.
    O plano de gerenciamento é necessário.
    Obrigada.

    • Leonardo Martins disse:

      Muito obrigado pelo comentário Erika.Ficamos muito felizes em saber que conseguimos trazer boas informações para você e todos os nossos clientes. Fique sempre atenta em nossa pagina no Facebook ou no nosso site, que continuaremos com as informações interessantes.

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