fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Programas maliciosos e a segurança do seu computador na sua farmácia e drogaria.

Programas maliciosos e a segurança do seu computador na sua farmácia e drogaria.

Um ataque virtual de proporções globais atingiu nos últimos dias uma série de empresas e instituições no mundo todo, um programa malicioso (chamado de “WannaCry”) é um ransomware – um arquivo nocivo que criptografa todos os dados contidos no computador invadido e só descriptografa-os após receber um pagamento.

Porem, poucas pessoas sabem o que é um ransomware e como se proteger desse tipo de ameaça e por isso, separamos um material explicativo para te ajudar a ficar um pouco mais preparado.

 

Você sabe o que é ransomware?

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

 

Como ocorre a infecção?

O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:

  • através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
  • explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
O mais importante é evitar ser infectado, veja a seguir como se proteger.

 

Quais tipos de ransomware existem?

Existem dois tipos de ransomware:

  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

 

Como devo me proteger de ransomware?

Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como:

Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

Acesse o Fascículo Códigos Maliciosos para saber mais sobre como se proteger deste e de outros códigos maliciosos. Para mais dicas sobre como manter seus equipamentos seguros acesse os Fascículos Computadores e Dispositivos Móveis.

Faça já o download dos materiais disponíveis:

 

 Fonte: CERT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *