fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Um estímulo ao empreendedor de farmácias e drogarias.

Um estímulo ao empreendedor de farmácias e drogarias.

É importante que o empreendedor do ramo de farmácia tenha ciência que o estabelecimento que planeja montar é um estabelecimento de saúde. Este ramo de atividade lida com um produto único, o medicamento. Fruto de muita tecnologia, não basta ser um produto final de qualidade. O resultado de seu uso, se positivo ou negativo, depende de muitos fatores que estão além se sua simples comercialização. O empresário do ramo de farmácia deve ter ciência dos aspectos éticos e legislação que regem a atividade, dada a importância social desses estabelecimentos. Veja a seguir quais aspectos são realmente relevantes para a sua farmácia.

Nesse material serão abordados conteúdos para a montagem e gestão de farmácia com manipulação de fórmulas ou farmácia sem manipulação de fórmulas (drogaria). Pesquisa do Sebrae-SP, divulgada em 2010, constatou que 27% das empresas fecham em seu primeiro ano de atividade, e 58% não chegam ao quinto ano no mercado. Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação do negócio e gestão. São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar.

Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso ou com as que fracassaram, será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de sua empresa. Queremos dizer que é necessário conhecer o melhor possível este ramo de atuação.

Para ter sucesso

Se você já atuou no ramo de farmácia como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de farmácias, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque ideias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc. Agora, se não for do ramo, terá de aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com farmácia, considerando os aspectos específicos desse estabelecimento de saúde.

O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de farmácia, mantendo sempre a conduta ética da atividade. É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um futuro concorrente. Não é verdade: as pessoas gostam de trocar ideias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas pois assim ninguém se sentirá ameaçado. Outro aspecto importantíssimo que o empresário deve conhecer desde o início é que seu estabelecimento precisará de um farmacêutico responsável técnico, uma vez que, conforme a legislação que citaremos adiante, é obrigatório que este negócio conte com a presença de farmacêuticos em todo o período de funcionamento. O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar ideias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua farmácia. Ao contatar outras empresas você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

Onde será localizada sua farmácia?

✓ Como será o processo de venda, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?

✓ Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?

✓ Como será a operação da farmácia de forma a satisfazer e surpreender os clientes?

✓ Como será sua equipe de funcionários?

✓ Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia a dia).

✓ Quando sua farmácia estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranquilo durante as férias?

✓ Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?

✓ Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia-a-dia você construirá suas próprias respostas.

Fonte: SEBRAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *