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Valorize o cliente. Preço baixo não é mais um diferencial

Valorize o cliente. Preço baixo não é mais um diferencial

O momento da compra se tornou uma experiência pela qual o consumidor tem prazer e desfruta o momento. Pensando nisso, o vendedor ou o balconista precisa ter muito cuidado na hora de abordar os clientes. É imprescindível valorizar o cliente como pessoa, como ser humano, e se colocar à disposição para solucionar o problema que ele possui.

Nesse novo momento do varejo, é muito mais importante se posicionar como um solucionador do problema do cliente do que simplesmente dizer o valor de um produto específico para vendê-lo. A atenção e o cuidado no momento da compra são muito mais valorizados hoje em dia.

Saiba como atender bem dentro da farmácia

Diferentemente do que acontecia no passado, o cliente ganhou acesso irrestrito à informação, está disposto a questionar, e conhece outras alternativas de compra. Por isso, os vendedores devem se preocupar mais em entender a demanda de seus clientes e menos em vender a qualquer custo. Atitudes como essa dão credibilidade e o consumidor pode até comprar mais do que estava programando, porque a opinião de um vendedor “solução” tem importante valor na tomada de decisão. Ao valorizar o cliente, ele também da importância à opinião do profissional que o está atendendo.

É preciso saber a diferença entre ser persistente e invasivo. Isso significa demonstrar interesse, mas também respeitar o espaço do cliente. O ideal é que o vendedor seja visto como alguém que está à disposição para o que o consumidor precisar, e não para simplesmente empurrar um produto ao cliente.

Contratando profissionais ideais para o cliente

A questão é: como ter funcionários assim? A resposta é simples, mas complexa. Colaboradores com perfil proativo e com prazer em trabalhar só o fazem quando liderados por um empreendedor com as reais características de um líder. Aquele que está presente na dificuldade, que auxilia o funcionário no seu trabalho e às vezes até mesmo na vida pessoal, que se coloca à disposição e está sempre aberto para ouvir.

Motivar os colaboradores é fator essencial para o bom atendimento na loja. Além da experiência e do conhecimento que o balconista deve ter para atender melhor, um sorriso, simpatia e a atitude de querer facilitar a compra do cliente são extremamente importantes para ganhar a confiança e, quem sabe até, a recomendação desse cliente sobre a farmácia para amigos e familiares.

 

Fonte: FARMACAS

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