A importância do farmacêutico durante a pandemia de covid-19

A importância do farmacêutico durante a pandemia de covid-19

Os farmacêuticos podem atuar em mais de 150 áreas diferentes de acordo com suas especialidades. No cenário de 2020 em meio a pandemia tivemos áreas importantes onde o farmacêutico teve atuação fundamental. Em especial temos uma categoria que teve papel fundamental em analisar as especificações e pedido do uso emergencial das vacinas. Não podemos esquecer de exaltar a atenção farmacêutica durante a atuação nos balcões das drogarias e farmácias e farmacêuticos clínicos.

No cenário atual, as dúvidas dos clientes relacionadas à doença, à vacinação, ao tratamento e tudo que envolve os medicamentos, é enorme. O farmacêutico que atua nas farmácias comunitárias tendem a ter contato direto com a população, e com isso favorecem a saúde pois os pacientes que se queixam de diversos sintomas da covid-19 tem ajuda desses profissionais para orientá-los e informá-los sobre as medidas que devem tomar.

Temos também o farmacêutico Clínico que atua diretamente com os pacientes hospitalizados. Esses profissionais, analisam dietas, medicação e insumos hospitalares, controlam de perto possíveis interações: alimento com medicação ou medicação com medicação. Sugerem quando necessário trocas de terapias medicamentosas e etc. São profissionais importantes em meio a pandemia pois diminuem os riscos de toxicidade de fármacos.

Os farmacêuticos detêm como atribuição privativa a responsabilidade técnica pela produção de medicamentos no país, integrando as equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantan e tantos outros centros de pesquisa que atuaram nos estudos clínicos. Também se destacaram no processo de autorização no uso emergencial das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concluído num tempo recorde de nove dias. E estarão lá, a postos, para avaliar, certificar e autorizar os próximos lotes, seja de forma emergencial ou definitiva. “Agora, podem e devem ser aliados também na vacinação”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Um destaque de que o farmacêutico desenvolve um papel fundamental nessa fase difícil de pandemia é o pedido, aguardando aprovação, para que os farmacêuticos dêem suporte durante a vacinação no Brasil. Em 2014 a Lei nº 13.021 autorizou farmácias de qualquer natureza a dispor de soros e vacinas para atendimento imediato à população. Quem regulariza essa atuação das drogarias é a Anvisa desde 2017, por meio da RDC 197. Será um marco para o Profissional Farmacêutico quando autorizarem as drogarias a ajudarem no enfrentamento contra covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!