20 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

20 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

Todo empresário do varejo farmacêutico quer montar uma drogaria de sucesso. Como recebemos muitas perguntas sobre o nosso modelo de negócio, decidimos montar um material com algumas dicas sobre o tema. Saiba como montar uma drogaria de sucesso a seguir!

Estratégia bem definida é fundamental para montar uma drogaria

Montar uma drogaria exige objetivos bem traçados e muita organização do empresário. É essencial ter uma estratégia bem definida para conseguir montar uma drogaria e obter sucesso.

Saber o modelo de negócio que se deseja implementar é muito importante para começar a montar uma drogaria. Antes mesmo de escolher o ponto comercial é preciso definir a maneira como trabalhar.

Modelo Popular X Modelo Tradicional

No varejo farmacêutico, é possível utilizar dois modelos de negócio: drogarias de modelo popular e drogarias de modelo tradicional. Confira a diferença dos modelos no infográfico que preparamos a seguir:

Qual a diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais?

Depois de definir o modo que irá trabalhar, você está pronto para começar a montar uma drogaria. Popular ou tradicional, com o modelo definido é possível partir para as outras etapas.

Metas e objetivos para montar uma drogaria

Traçar metas e objetivos é essencial ao montar uma drogaria. O varejo farmacêutico é muito competitivo. Atuar sem conhecer bem o mercado é extremamente arriscado. Para conseguir definir objetivos é preciso saber o perfil de consumo da região de atuação.

Ao partir para o comportamento de consumo da cidade ou bairro, você conseguirá entender mais sobre como precisa atuar para alcançar os objetivos definidos. Saber o potencial de venda e a intenção de compra do público da região é essencial para definir a maneira de trabalho.

Tenha metas definidas para os meses e também para o ano como um todo. Isso ajuda a medir os resultados e otimizar os pontos a serem melhorados. Mas lembre-se que é preciso definir metas tangíveis, pois senão o negócio pode se perder no meio do caminho simplesmente porque a meta era irreal.

Estratégia para montar uma drogaria

Conhecer o mercado farmacêutico é muito importante para conseguir definir a estratégia ao montar uma drogaria. Só assim é possível crescer num mercado cheio de concorrentes.

Lembre-se: para impactar os consumidores da região, é essencial oferecer algo diferente do que os demais players já entregam atualmente. Dependendo do modelo que você escolher, preço baixo ou qualidade na prestação e serviço podem ser os diferenciais.

Os consumidores já estão habituados com uma série de fatores no seu dia a dia. Para fazer com que mudem a rotina e busquem a sua loja é preciso ser diferente e chamar a atenção. Se destacar dos concorrentes é fundamental para ter sucesso no varejo farmacêutico.

Mesmo dentro do modelo popular, destacar-se apenas com “preço baixo” pode ser um risco. A qualidade no atendimento e a prontidão para atender todas as necessidades dos clientes são muito importantes. Os consumidores esperam pelo bom atendimento e não aceitam menos do que isso. O cliente que não encontra esse bom atendimento certamente não retornará à loja em uma próxima necessidade.

Organização para montar uma drogaria

Depois da estratégia definida e do ponto comercial escolhido, a organização é primordial para não haver atrasos no processo. O planejamento é fundamental para montar uma drogaria.

Defina prazos e cobre seus fornecedores para que tudo fique dentro do estipulado. Montar uma drogaria requer muita organização. São muitos fornecedores e diferentes prazos de entrega.

Localização do ponto comercial é primordial

A localização do ponto comercial é muito importante na hora de montar uma drogaria. É preciso conhecer a região e o público local para saber o melhor lugar para atuar.

Fique atento à movimentação e ao fluxo de pessoas é essencial. A escolha do ponto deve ser certeira.

Gastos para montar uma drogaria

Os custos de montar uma drogaria são altos. Deve-se levar em conta a reforma do espaço, o aluguel do ponto e a compra do estoque inicial da farmácia.

Avaliar o ponto é fundamental para entender o potencial da região. É muito importante fazer uma contagem de fluxo de pessoas durante o dia. Tanto em horários de pico como nas demais horas do dia, a passagem de pessoas deve auxiliar na decisão sobre um ponto comercial.

5 dicas para escolher o ponto comercial da farmácia

É possível contar com o auxílio de uma imobiliária para as avaliações, mas o “faro” do empreendedor também deve ser levado em conta. Corretores imobiliários são ótimos para trazer sugestões de ponto ao empresário. Eles conhecem a região e sabem onde há maior fluxo de pessoas e de comércio local. Mas a decisão deve partir de um profissional que realmente conhece o varejo farmacêutico.Avalie a rua e a movimentação do mercado local. A presença de agências bancárias, outras farmácias e comércios locais nas proximidades indica que o potencial de vendas é maior. Montar uma drogaria nesse local pode ser extremamente lucrativo.

Fluxo de pessoas não é único indicador

Cuidado para não se enganar com o fluxo de pessoas. Pontos comerciais próximos a estações de trem, metrô ou ônibus normalmente têm custo de aluguel muito mais caro. Porém, muitas vezes as pessoas não passam efetivamente em frente à loja. Um ponto próximo a estações pode ser ótimo, mas a maneira de avaliar deve ser a mesma. Não se empolgue com o fluxo enorme de pessoas logo de cara.

Geolocalização é tecnologia complementar

No mercado, existem ferramentas de geolocalização que complementam a avaliação do fluxo de pessoas e do mercado da região. Com a ferramenta é possível mapear e analisar o ponto comercial para entender onde há maior potencial de vendas para obter o maior retorno de investimento.

Veja onde a concorrência atua na cidade ou bairro

Para montar uma drogaria, avaliar os concorrentes também é fundamental. Não estamos falando de estratégia. Aqui nos referimos apenas à localização dos principais concorrentes da cidade ou bairro.

O mercado de varejo farmacêutico é extremamente competitivo. Saber onde os concorrentes atuam é fundamental para não entrar num local que não trará resultados. Veja onde as demais farmácias estão localizadas para saber se o ponto comercial que você pretende alugar é realmente indicado.

Lembre-se que a presença dos concorrentes não é garantia de sucesso para a sua farmácia. Tudo depende do sue modelo de negócio. Além disso, montar uma drogaria pequena ao lado de um concorrente com uma farmácia grande pode não ser uma boa ideia. Todos os fatores devem ser avaliados.

Cronograma e planejamento são essenciais

É preciso manter o cronograma definido para não gerar custos adicionais por conta da demora da obra. Lidar com diferentes fornecedores é realmente trabalhoso. Manter as datas combinadas, fazer pedidos e receber materiais exige muita organização.

Faça um cronograma com as suas responsabilidades e as datas acordadas com cada fornecedor. Assim você não se perde na hora de lidar com cada fornecedor.

É preciso ficar atento com todos os pedidos da loja. Móveis, fachada, piso, letreiro, sanca e, claro, medicamentos. Se você for reformar o ponto comercial, o cronograma certamente ficará mais longo.

Certifique-se que você possui capital para arcar com tudo o que precisa fazer para montar uma drogaria. Além da montagem, é preciso ter fluxo monetário para os pedidos após a inauguração. Mesmo com a margem de lucro dos produtos, os primeiros pedidos de reposição necessitam de um novo aporte de dinheiro por parte do empresário.

O proprietário da loja precisa ficar muito atento ao financeiro da drogaria até que a loja atinja o ponto de equilíbrio e passe a gerar lucro.

 

Conhecer o mercado é essencial para saber como montar uma drogaria

Outro ponto essencial para montar uma drogaria de sucesso é conhecer o mercado. O varejo farmacêutico é um setor que exige conhecimentos específicos. Com a grande competitividade do setor, saber como atuar é muito importante para montar uma drogaria de sucesso.

Entenda sobre os produtos da farmácia

É preciso conhecer bem os produtos para montar uma drogaria. O estoque inicial é a compra mais importante da farmácia. Além de preencher todos os móveis do espaço de vendas da drogaria, o estoque inicial atende pela demanda dos primeiros meses após a inauguração. Claro que há reposição de produtos de acordo com as vendas, mas o estoque inicial é muito importante para o início dos trabalhos na farmácia.

Comprar bem de início é fundamental. Aqui falamos sobre a condição comercial desse primeiro pedido e também da quantidade e variedade de itens.

O preço dos produtos é essencial para montar uma drogaria de sucesso. Quanto melhor for a condição comercial da sua farmácia, melhor será o preço que você irá vender os produtos. E isso serve tanto para medicamentos quanto para higiene e beleza. Além, claro, de fraldas, suplementos, vitaminas, entre outros produtos. Quanto melhor você comprar, melhor você venderá.

Mix de produtos

O mix de produtos também é muito importante na hora de montar uma drogaria. Ter à disposição do cliente a maior quantidade de itens é essencial. A farmácia deve ter os produtos que o consumidor busca. Quanto maior a variedade, maiores as chances de o cliente encontrar o que procura.

Se o consumidor vai à loja e não consegue comprar o que precisa, dificilmente ele retorna ao estabelecimento. A ruptura de estoque é um dos principais fatores de mudança de hábito do consumidor. Se ele não encontra o que quer, vai a outra loja que possa oferecer o que ele necessita.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Além disso, se o cliente circula na farmácia, ele pode acabar comprando outros produtos. Ter maior variedade de itens estimula a compra por impulso, principalmente de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), que ficam na área de circulação da loja.

Conheça o seu público para vender mais

Os interesses do público são muito diferentes. Cada faixa etária tem necessidades diferentes. Como proprietário da farmácia, você e seus funcionários devem entender bem o comportamento do público.

Conhecer os consumidores da loja é muito importante para focar a estratégia nas principais necessidades dos seus clientes. Fazer promoções em genéricos pode ser uma opção. Trabalhar com preços especiais em anticoncepcionais é outra. Mas somente conhecendo o que realmente vai chamar a atenção do público na região em que você atua é que será um diferencial.

Lembre-se que, como já falamos, é preciso ter uma estratégia bem definida para montar uma drogaria. Copiar o que os concorrentes fazem sempre te deixará um passo atrás. É preciso ficar de olho no que a concorrência está fazendo, mas estar seguro de que a sua estratégia de negócio está no modelo ideal para atingir seus objetivos.

Layout padronizado é diferencial

A comunicação e o layout da loja são essenciais para montar uma drogaria. O principal símbolo da farmácia é a fachada. Isso porque é a maneira como o cliente vê a loja e é impactado pela comunicação.

Um layout atraente e estrategicamente organizado é fator essencial para aumentar o fluxo de clientes na farmácia ou drogaria.

Layout da farmácia

Um bom layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento. Se feito de maneira estratégica, pode induzir o consumidor a percorrer a loja toda. Isso faz com que as chances de compras possam ir além do planejado.

Comunicação Externa

O layout começa com a comunicação externa da loja. A fachada e os adesivos da vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias da rede. Todo o cuidado nesse ponto é pouco. A atenção com os fornecedores e com a padronização da marca é fundamental.

A identidade da farmácia, quando a loja é independente ou faz parte de uma rede ou associação, é muito importante para o reconhecimento da marca pelo consumidor. Para montar a drogaria, conte com fornecedores de confiança e estabeleça prazos para a montagem da loja.

A comunicação externa deve estar aliada com a estratégia da drogaria. Cores, nome, adesivos, entre outros, devem respeitar o modelo definido para montar uma drogaria.

Mobiliário

Internamente, o layout deve ser pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor. A forma como os medicamentos e demais produtos são expostos, a iluminação, a organização dos móveis e a sinalização são capazes de influenciar na decisão de compra do cliente. Muitas vezes, até mais que o preço.

A disposição dos itens da farmácia faz muita diferença no resultado das vendas. Posicionar os itens corretamente é essencial para vender mais. Aproveite as pontas de gôndola e os cestões para dar destaque a produtos estratégicos.

Circulação na Loja

A experiência do consumidor está em alta quando falamos em marketing. Na hora de montar uma drogaria isso não é diferente. Os móveis e a comunicação interna devem permitir que o cliente consiga circular facilmente pela loja. Além disso, o consumidor precisa encontrar com facilidade os produtos que busca na drogaria.

É interessante desenvolver uma lógica de distribuição das seções que faça o cliente andar por toda a loja ou, pelo menos, pela maior parte dela.

Fazer Parte de um Grupo

Quando falamos de layout, fazer parte de um grupo é a melhor opção para padronização e reconhecimento de marca pelo consumidor. Associações e franquias já têm grande parte da mente do consumidor quando falamos de “espaço de marca”. E isso é um grande diferencial para o resultado da drogaria.

Além disso, por já estarem mais estruturadas, as redes e associações possuem melhores condições de compra de produtos. Isso permite que, ao montar uma drogaria, você consiga comprar bem para vender mais.

Outro ponto interessante é que as franquias e associações possuem regras de layout muito bem determinadas. Isso pode parecer um dificultador, mas na verdade ajuda muito o empresário que quer montar uma drogaria. Ter padrões estabelecidos e procedimentos a seguir fica muito mais fácil durante o processo.

Aproveite as dicas e sucesso no varejo farmacêutico!

 

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