Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Crie uma atmosfera de compra na farmácia ou drogaria

Crie uma atmosfera de compra na farmácia ou drogaria

Saiba como criar uma atmosfera de compra na farmácia

A atmosfera de compra na farmácia é formada por um conjunto de elementos que fazem parte do design geral de um ambiente comercial. Materiais de comunicação visual, cores, aromas e iluminação estimulam as respostas emocionais e de percepção dos clientes. Esses estímulos fazem parte da atmosfera de compra na farmácia e podem influenciar na decisão do consumidor.

Como melhorar a experiência de compra dentro da farmácia?

O cliente costuma avaliar tanto o ponto de venda como os produtos disponíveis. Por isso, é extremamente importante que ele encontre tudo o que precisa quando entra na drogaria. Investir no ambiente e na experiência do consumidor é fundamental para criar uma atmosfera de compra na farmácia.

Layout e instalações para estimular as compras

Entre os aspectos da drogaria, a disposição de produtos, o número e a altura dos balcões e gôndolas são elementos importantes que influenciam na atmosfera de compra.

O tipo e a cor do revestimento no chão e nas paredes, a altura do teto e a instalação de um ar-condicionado ou climatizador também são fundamentais quando o assunto é conforto para o cliente durante as compras.

Layout padronizado é diferencial na hora de montar uma drogaria

Certifique-se que a atmosfera de compra na farmácia é agradável e o consumidor se sente confortável para circular pela drogaria e buscar os produtos que necessita.

Valores subjetivos também são importantes

Muitos lojistas buscam um diferencial competitivo apenas baseados nas promoções e ofertas de produtos. Porém os valores subjetivos também são importantes para criar uma atmosfera de compra na farmácia.

O consumidor precisa se identificar com a proposta da marca e sentir uma preocupação com as suas necessidades. Somente dessa forma é que o cliente vai tomar a decisão de ir até a drogaria e comprar um produto. Por isso os valores subjetivos também compõem a atmosfera de compra na farmácia.

Para despertar o interesse do cliente é preciso proporcionar um conjunto de estímulos não só visuais e físicos, mas também emocionais. O consumidor está cada vez mais exigente e ao mesmo tempo atarefado com muitos compromissos. A atmosfera de compra precisa ser pensada para transmitir calma, tranquilidade e segurança para o cliente.

As empresas que investem nos valores subjetivos para melhorar a experiência do consumidor no ambiente de compra conseguem encantar o cliente e aumentar o índice de fidelização.

Como saber qual a atmosfera da sua loja

Há 5 princípios básicos para criar uma atmosfera de compra na farmácia e agradar o consumidor. É importante que o gestor se coloque no lugar do cliente e verifique:

Como o cliente vê o ponto de venda

Nesse fator é preciso prestar atenção às características visuais da drogaria para saber se os elementos são suficientes para atrair a atenção do consumidor. A visibilidade dos produtos e das comunicações na farmácia também são fatores importantes para criar uma atmosfera de compra na farmácia e precisam ser analisados pelo gestor.

Tudo que você precisa saber sobre comunicação da farmácia

Se o consumidor não vê a sua loja como uma possibilidade de oferecer o que ele busca, seja pela iluminação, aspectos visuais ou por qualquer outro motivo, certamente você perderá espaço para a concorrência.

Como o cliente se sente dentro da farmácia

Espaços para circulação muito estreitos, pé direito muito baixo, loja pouco iluminada, odor desagradável e mobiliário que bloqueia a passagem são fatores que podem prejudicar o bem-estar do cliente dentro da loja. O gestor precisa verificar todos os detalhes que podem causar alguma sensação desagradável no cliente e fazer a correção.

É fundamental pensar na experiência de compra do consumidor dentro da drogaria. Só assim você realmente fará com que o cliente se sinta bem dentro do estabelecimento.

Como o cliente é atendido

O atendimento faz parte de uma boa atmosfera de compra na farmácia. É importante que os colaboradores sejam capacitados e desenvolvam elementos comportamentais que auxiliem no trabalho de atendimento ao cliente, como exercer simpatia, empatia e paciência.

Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente na farmácia

O posicionamento dos atendentes em pontos estratégicos também é muito importante para criar uma atmosfera de compra na farmácia. Dessa forma o cliente terá certeza de um atendimento rápido, seja qual for o local em que ele estiver no dentro da loja.

Aqui vale ressaltar que é extremamente importante a capacitação da equipe da loja para atender as necessidades dos consumidores e estar sempre presente, mas sem incomodar o cliente quando ele não quer ser abordado.

Como o cliente espera encontrar os produtos

Checar se a exposição dos produtos está conforme o planograma é fundamental para criar uma atmosfera de compra na farmácia. Além disso, é importante verificar se o cliente consegue encontrar o que procura na farmácia com facilidade.

Dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia

Lembre-se do gerenciamento por categoria e da correta exposição dos produtos nas gôndolas para facilitar a compra do consumidor dentro da loja. Assim ele economiza tempo e consegue resolver o que precisa com simplicidade.

Qual a impressão que o cliente vai ter da farmácia após a compra efetivada

Fazer pesquisas de satisfação com o cliente sempre é muito recomendado. Porém, quando isso não é possível, o gestor precisa perceber qual é a percepção que o cliente tem da farmácia. Observar, por exemplo, as expressões faciais das pessoas que estão dentro da farmácia é uma forma de saber se estão contentes ou não, calmas ou com pressa, ou se pretendem voltar a comprar na farmácia.

É papel da equipe de vendas certificar-se que o consumidor saiu satisfeito com a compra realizada. Não se esqueça que a capacitação dos atendentes é fundamental para evoluir o relacionamento com o consumidor e melhorar a atmosfera de compra na farmácia.

O papel do merchandising na atmosfera de compra

O merchandising é um poderoso aliado para o marketing. Ele permite criar uma atmosfera de compra na farmácia, proporcionando uma experiência do cliente por meio dos seus cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.

O uso estratégico de diversos materiais estimula as sensações e percepções do consumidor e o direciona para uma decisão de compra com o objetivo de satisfazer as suas necessidades.

Entenda o merchandising para farmácias e drogarias

Materiais de PDV, iluminação cenográfica, decoração temática, disposição criativa dos produtos na vitrine, design de fachadas, aromas e sons aplicados na farmácia são algumas das técnicas a serem exploradas para proporcionar uma experiência mais completa e criar uma atmosfera de compra agradável para o cliente.

É primordial que o gestor busque sempre novas técnicas e possibilidades, bem como conhecer tudo o que está relacionado com a comunicação visual do varejo farmacêutico. O objetivo é trazer o máximo de conforto, inovação e qualidade para o cliente. Um bom trabalho de merchandising ajuda a atrair novos clientes para a farmácia e ajuda a fidelizar os consumidores já conquistados.

Aspectos relevantes para criar uma boa atmosfera de compra na farmácia

Para criar uma atmosfera de compra na farmácia é preciso que a proposta da marca esteja em harmonia com tudo o que é oferecido ao cliente. Todos os detalhes merecem atenção, desde a concepção do layout e mobiliário até a forma como o atendente recebe o cliente que entra na loja.

Existem muitos itens que influenciam na hora da compra em uma farmácia e que devem ser observados constantemente pelo gestor. Entre eles, estão:

  • Fachada, luminosos, vitrine e arquitetura
  • Música ambiente e som
  • Perfume ou aromas característicos
  • Iluminação e cores
  • Decoração
  • Orientação de cada seção
  • Pilhas de promoções e ofertas
  • Cartazes e sinalização
  • Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines
  • Espaços apropriados para circulação de pessoas dentro da loja
  • Ar-condicionado
  • Aspecto e uniformes dos funcionários
  • Variedade de produtos
  • Estacionamento fácil
  • Banheiros, fraldários, cadeiras e área de descanso
  • Atendimento e sorriso dos funcionários

Cada detalhe é importante na formação de a atmosfera de compra na farmácia. Ao ter contato com todos os aspectos relacionados à comunicação visual, estrutura e atendimento, o consumidor interpreta como a marca deseja se posicionar para atendê-lo.

É fundamental que o gestor se preocupe em sempre oferecer algo a mais ao consumidor, ou seja, surpreender suas expectativas. A atenção e a antecipação de necessidades completam o conjunto de ferramentas e estratégias capazes de criar uma atmosfera de compra agradável na farmácia.

Fonte: Farmarcas

2 Responses

  1. Ari Pereira da Silva Freitas disse:

    Sensacional. Estas orientações são de extrema importância, se levadas em consideração com certeza trará ótimos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *