fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Alguns sites não estão acessíveis? Entenda o que está acontecendo e o que é o DNS FLAG DAY.

Alguns sites não estão acessíveis? Entenda o que está acontecendo e o que é o DNS FLAG DAY.

DNS Flag Day

Uma mudança global, que começou no dia 01 de Fevereiro de 2019 na Internet, pode atingir dezenas de milhares de sites despreparados em todo o mundo.

Tudo se resume ao chamado DNS FLAG DAY (Dia da Bandeira do DNS).Uma mudança internacional no software de Sistema de Nomes de Domínio (DNS), uma tecnologia fundamental que sustenta a Internet. Essas mudanças foram acordadas por gigantes de software e serviços, como Google, Facebook e Cisco e indiretamente todas as empresas que prestam esse serviço, porque as implementações de DNS não compatíveis na Internet estão impedindo a implantação de novos recursos.

“O DNS atual é desnecessariamente lento e ineficiente devido aos esforços para acomodar alguns sistemas DNS que não estão em conformidade com os padrões de DNS estabelecidos há duas décadas “,

diz o site do Dia da Bandeira do DNS.

O sistemas de DNS atuais sofrem demoras desnecessárias e dificuldade para lançar novas funcionalidades. Para remediar esses problemas, desenvolvedores e grandes provedores públicos de DNS irão remover certas modificações (workarounds), iniciando assim as atualizações na sexta feira da semana passada.

Com isso alguns sites ficaram mais lentos para abrir (exemplo disso foi o nosso próprio site UNIFAR ), ou em alguns casos o site nem abre, mas isso acontece porque o servidor (ou local onde está hospedado o DNS) ainda não atualizou. Como se trata de uma atualização global, a tendência é que se demore um pouco, mas não muito, pois tenho certeza que nenhuma empresa que ofereça esses serviços a nível nacional, ficará satisfeita com tantas reclamações por conta do ocorrido.

Um site para testar seu nome de domínio

Claramente, as correções colocadas em prática para gerenciar as exceções pelos servidores que não atualizaram o EDNS foram removidas. Portanto, podem ocorrer falhas nos nomes de domínio hospedados nesses servidores, chegando até a exclusão total.

Portanto, é importante testar seu nome de domínio no site dedicado. Uma ferramenta está disponível para essa finalidade no site do Dia da Bandeira do DNS. Se um problema for detectado, um simples telefonema para a equipe de TI da empresa ou diretamente para o host deve ser suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *