fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Os objetivos das promoções e sua importância para um bom resultado na sua farmácia ou drogaria.

Os objetivos das promoções e sua importância para um bom resultado na sua farmácia ou drogaria.

As promoções de vendas têm objetivos diferentes, que atingem resultados diversos. É bom lembrar que nem todos são focados apenas em ganhar mais, mas melhorar algo.

Tem muito estoque? Existem algumas ações mais direcionadas à sua diminuição, como “Leve X, Pague Y”, por exemplo. Outra técnica que pode ajudar quando temos mais de um produto sobrando é o desconto progressivo, no qual a porcentagem que o cliente ganha vai aumentando à medida que ele leva mais produtos.

A preocupação com o estoque vem do custo do metro quadrado, que aumentou muito em alguns locais, nos últimos anos.

Outra promoção interessante é uma que vi em uma loja, na qual o cliente ganhava o valor que não seria gasto com a comissão do vendedor, caso optasse pelo autoatendimento. Essa promoção tem o objetivo de diminuir a demanda de atendentes na loja. Menos atendentes, menos salários. Mais descontos, mais vendas.

Outra promoção muito interessante, bastante comum com cosméticos e perfumes, é a “degustação”, em o cliente experimenta o produto no ponto de venda. É importante que seja no PDV porque, como já sabemos, a compra por impulso é muito comum no Brasil. Ou seja: há grandes chances de ocorrer um “experimentou, gostou? Levou!”.

Já o “junte e troque” é uma ferramenta promocional que objetiva gerar alguma frequência do consumidor no PDV. Se houver vantagem ao comprar numa loja sempre, aumenta a possibilidade de a pessoa voltar mais vezes. Mas não torne o benefício muito difícil de ser obtido. Tente agradar sempre o cliente mais fiel.

O “pacote promocional” é a união de uma série de produtos que normalmente são usados em conjunto. Você já sabe que produtos são esses? Crie uma vantagem caso a pessoa queira levar tudo de uma vez. Os pacotes são comuns em viagens: além da estadia no hotel, os viajantes precisam de transporte até o local, alimentação, passeios, etc. Algodão com demaquilante parece ser uma boa ideia? O que mais se pode juntar?

Ao realizar uma promoção, fique atento a algumas coisas que podem transformá-la em problema para você:

1 – Se nem todos os clientes puderem receber o benefício que está sendo oferecido por seu estabelecimento, a promoção precisará de autorização da Caixa Econômica Federal, que é um processo lento e caro;

2 – Se o cliente precisa gastar algo para participar, faça com que ele gaste com produtos.

3 – Não se pode dar remédios ou dinheiro

4 – Os brindes ou as vantagens têm que agradar o consumidor – e não você. Já vi promoções onde o brinde era mais uma propaganda do estabelecimento do que um presente para o cliente. Um grande erro!

5 – Vai fazer propaganda da sua promoção? Consulte um advogado especializado em promoções antes.

A área promocional pode trazer grandes benefícios para seu negócio, mas é preciso ter cuidado para não cometer erros que atrapalhem suas vendas ou sua imagem.

Lembre-se das dicas:

1 – Sempre observe seu consumidor. Veja o que ele costuma levar junto, quais produtos ele leva sem pensar direito, como é a lista de compras dele.

2 – Sorte não tem nada a ver com isso!

 

Fonte: ABCFARMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *