Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Qual a diferença entre despesas fixas e variáveis na farmácia?

Qual a diferença entre despesas fixas e variáveis na farmácia?

diferença entre despesas fixas e variáveis

Apesar de ser um conceito simples de administração, muitos empresários ainda confundem o que são despesas fixas e variáveis da farmácia.

Esse conceito é de extrema importância, pois influencia diretamente no planejamento financeiro da empresa, ou seja, no fluxo de caixa para adquirir novos produtos e manter o giro dos itens na loja.

Despesas fixas e variáveis

Despesa fixa é um valor que, mesmo que não aconteça nenhuma venda, o empresário terá de pagar como: salário de funcionários, contas de luz e água.

Já despesa variável é o valor que muda conforme o volume de vendas, como por exemplo comissões, reposição de mercadoria e devolução de produtos.

Muitas pessoas confundem valores variáveis com despesas variáveis. Não é porque o valor da conta de água, por exemplo, muda de mês a mês que trata-se de uma despesa variável. Independentemente do valor, todo mês você terá que pagar a conta de água.

Como saber se tenho uma farmácia rentável?

A definição de custos fixos é primordial para o empresário entender qual o ponto de equilíbrio da farmácia. Ou seja, quanto ele deve vender para conseguir pagar todos os gastos atrelados ao funcionamento da loja.

Com as despesas fixas e variáveis definidas é que se faz o planejamento para o lucro do negócio. Só é possível estimar quanto se quer ganhar após definir quanto se gasta. Assim é possível planejar o trabalho para alcançar o lucro desejado.

Acompanhe os números da sua farmácia e otimize o seu resultado!

 

Fonte: Farmacas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *