10 dicas para ser um profissional de compras de sucesso

10 dicas para ser um profissional de compras de sucesso

Embora saiba que a experiência conta, o profissional de compras tem ciência de que o embasamento em dados é o alicerce para tomada de decisões

Os profissionais de compras de sucesso aprendem muito ao longo de sua jornada. Nessa caminhada, encontram “mato alto” que pode estar na cultura da empresa, na má definição e execução dos processos, no conflito de dados pela existência de diferentes sistemas (frente de caixa, supply chain, ERP…) e nas relações entre as pessoas. Acompanhem, a seguir, dez características intrínsecas aos profissionais de sucesso da área.

1) Têm visão sistêmica do negócio (dor de dono):

Entendem que comprar bem não é apenas negociar volume, preço e condições de pagamento. Mas a partir do comportamento do consumidor/shopper, entendem os impactos no negócio.

2) São orientados pela demanda:

Colocam o ser humano (consumidor/shopper) no centro das decisões e buscam entender seus desejos e hábitos de consumo. Estão cientes de que os clientes têm diferentes missões e jornadas de compras, gostam de novidades, querem menos atrito e mais economia.

3) Trabalham a categoria enquanto unidade de negócio:

Ao conhecerem o consumidor/shopper, começam a analisar as categorias enquanto unidade de negócio, considerando produtos complementares e substitutos. Desta perspectiva, vão além dos pedidos de compra e acompanham um cartão de metas da categoria, considerando vários indicadores de desempenho.

4) Questionam processos:

Têm consciência de que os processos e a sua forma de execução precisam ser revistos e integrados e para que os dados expressem o que está acontecendo em tempo real. Defendem a automatização e a transparência.

5) São orientados por dados:

Embora saibam que a experiência conta, têm ciência de que o embasamento em dados é o alicerce para tomar decisões mais assertivas e medir o antes e o depois para saber os acertos e onde precisam aprimorar.

6) Têm a tecnologia como aliada:

Identificam tecnologias que podem gerar dados consolidados e permitir acesso remoto em tempo real, na palma da mão, para consultar informações que os apoiem na gestão.

7) Analisam o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE):

Começam a ter uma visão de negócio e o DRE contribui para se ter uma visão do todo. É o olhar “aguçado do dono”.

8) Estabelecem relações funcionais eficazes:

Sabem que comprar é uma parte de suas atividades, mas compreendem a importância de estabelecer uma relação construtiva com seus pares – equilibrando razão e emoção –, dentro da organização e com seus fornecedores para vender melhor!

9) Constroem negociações vencedoras:

Procuram atuar lado a lado com as pessoas. Essa negociação passa por superar uma posição intransigente e de entender os interesses da outra parte por meio da identificação dos problemas a serem resolvidos e oportunidades a serem exploradas.

10) Plano de negócio:

Esses profissionais sabem quais são os fornecedores-chave e desenvolvem planos estruturados de negócio que incluem aspectos de finanças, logística, ações conjuntas que entreguem soluções para os clientes e proporcionem melhores resultados para a empresa.

Fonte: Guia da Farmácia

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