10 pontos estratégicos para o planejamento da sua farmácia

10 pontos estratégicos para o planejamento da sua farmácia

O planejamento da drogaria para 2019 é fundamental para o sucesso da empresa no ano que está prestes a iniciar. A antecipação para desenvolver os planos e as diretrizes é muito importante para saber o que deve ser feito para alcançar os objetivos.

Essa é a etapa mais importante para garantir que as metas e sucesso da empresa sejam alcançados no próximo ano. Veja dicas para desenvolver o planejamento da drogaria para 2019!

Defina os objetivos com clareza

O planejamento da drogaria para 2019 deve iniciar com os objetivos claros para toda a equipe. Como gestor, você deve ser um dos principais responsáveis por definir os objetivos e alinhá-los com as necessidades do negócio.

Lembre-se que toda a equipe deve estar ciente das metas e cada colaborador deve entender qual sua contribuição para construir o todo dentro dos prazos definidos.

Mensure os resultados

O planejamento da drogaria para 2019 já deve contemplar a mensuração dos resultados. Dependendo das ações planejadas, você terá metas semanais, mensais e até anuais.

É importante dividir as metas em tarefas diárias para facilitar a realização. Lembre-se que todos devem estar comprometidos com as metas para contribuir com a construção do negócio.

Avalie o planejamento com frequência

O acompanhamento desses resultados é fundamental para que o processo alcance os objetivos dentro do período determinado. Isso ajudará a fazer mudança de rota, se for necessário.

O planejamento da drogaria deve ter um norte muito bem traçado, mas isso não assegura que as ações nunca precisem ser revistas. E é imprescindível saber reavaliar as situações o quanto antes. Assim já se corrige o que for necessário e se realinha ao objetivo definido.

Use a tecnologia a seu favor

Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis. Muitos empresários do varejo farmacêutico estão acostumados com o dia a dia no balcão da loja e acabam se afastando de decisões estratégicas e do uso da tecnologia.

Esse tipo de ferramenta auxilia os processos, evita erros, agiliza a comunicação e ainda oferece mecanismos para estimular a equipe. Existem ferramentas online que permitem planejar e compartilhar projetos com as pessoas envolvidas. Esses mecanismos poupam o tempo das equipes e auxiliam para que elas possam se dedicar a questões estratégicas.

Sistemas gerenciais ajudam na gestão da farmácia

Veja a tecnologia e os sistemas da loja como aliados e você otimizará as atividades de sua responsabilidade e de sua equipe.

Trabalhe com foco na missão e visão da empresa

Muitas empresas têm missão, visão e valores para colocar os quadros na parede. No mundo contemporâneo, viver a cultura da empresa e compartilhar essa cultura corporativa é muito importante.

Treinamentos, workshops e capacitações são essenciais para que os funcionários sejam propulsores da cultura do negócio para com os clientes.

Analise as oportunidades

O mercado é muito dinâmico e sempre há oportunidades para serem exploradas. O planejamento da drogaria deve conter a visão de oportunidades de mercado na região de atuação da sua farmácia. Ficar atento às tendências e inovações do segmento é muito importante para se diferenciar dos concorrentes.

Acompanhe a concorrência

Uma estratégia bem definida independe da atuação dos concorrentes. E você deve ter isso muito claro na hora de fazer o planejamento da drogaria para 2019. Mas, além disso, saber o que os concorrentes estão desenvolvendo é importante.

Conhecer o mercado é essencial para saber como montar uma drogaria

Mapeie sua concorrência para entender o nível de competitividade que você enfrenta. No planejamento da drogaria você pode considerar desenvolver planos de ação para combater pontos que a sua loja está perdendo para os concorrentes e ganhar espaço no mercado.

Conheça o perfil dos seus clientes

Para fazer o planejamento da drogaria é fundamental saber o público da loja. Conheça bem o perfil dos seus consumidores e as expectativas que eles têm em relação aos seus produtos e serviços.

Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria

Essa etapa é muito importante para iniciar o planejamento da drogaria e seguir com as metas e definições de objetivos.

Entenda seus pontos fracos e fortes

O planejamento da drogaria está completamente ligado aos pontos fortes e fracos da sua drogaria.

O que você pretende melhorar? O que está errado que precisa ser corrigido? O que se deve manter para o próximo ano?

Fazer reuniões de análise do que foi desenvolvido para entender os processos e otimizar as atividades é fundamental. Lembre-se que o planejamento deve ser feito por mais pessoas, e não apenas o gestor. Convide algumas pessoas da sua equipe para ajudarem a entender as atividades e definir as melhorias.

Analise os indicadores da loja

Para conseguir fazer o planejamento da drogaria é muito importante se basear em dados e números. Se você não tiver como mensurar as atividades para poder tomar decisões mais assertivas, se basear no “achismo” pode não levar ao lugar desejado.

Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia

É preciso entender os números e saber quais números devem ser analisados com frequência. Lembre-se de nomear responsáveis para cada atividade para que isso não se perca com as outras demandas de cada colaborador.

A análise de indicadores pode ser um dos grandes propulsores do sucesso do seu negócio, pois permite que você tome decisões mais corretas, com base na realidade do dia a dia da loja.

 

Aproveite as dicas para fazer o planejamento da drogaria para 2019 e alcançar seus objetivos!

Fonte: FARMACAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!