6 dicas para uma rede interna de sucesso

6 dicas para uma rede interna de sucesso

Mesmo sendo uma parte não visível aos clientes, a infraestrutura da sua loja impacta diretamente nas vendas e desempenho de seus funcionários. O software escolhido, a quantidade e qualidade das máquinas, e a própria estrutura de rede podem levar os computadores a serem um facilitador ou um empecilho.

Fazendo um paralelo com automóveis, podemos dizer que de nada adianta uma boa lataria e pintura quando o motor não funciona direito. Mesmo nas mãos dos maiores pilotos, o carro continuaria lento, pouco eficiente ou até parado. Seus funcionários precisam de uma boa base para conseguirem desempenhar seus papéis.

Com seus profissionais desempenhando bem as funções e uma boa ajuda da tecnologia, a atenção aos clientes tende a crescer. Somado a um bom atendimento, a agilidade ao cuidar de um comprador e facilidade na busca de informações, irão garantir a sensação de prontidão constante.

Mas com quais itens se preocupar? Existe uma ordem de prioridade para atualizar minha loja? Listamos alguns pontos que merecem atenção.

Garanta uma boa conexão com a internet

Atualmente a maioria das coisas é feita de forma online. Desde uma simples pesquisa na internet, uma venda por meio dos Programas de Benefícios – PBM’s, até a emissão de notas fiscais, tudo é dependente de uma boa conexão com a internet. Qualquer lentidão ou falha na comunicação irá afetar diretamente o processo de venda, impedindo que seu profissional consiga finalizar o que começou. Dessa forma, a experiência do seu cliente pode ser comprometida na loja e ele pode não voltar a comprar.

Tenha uma boa estrutura da rede de computadores

A comunicação dos computadores pode ser feita com fios ou sem (wi-fi), porém, é necessário ter qualidade e confiabilidade na conexão. De nada adianta uma boa internet em uma rede que não conseguirá sustentar a taxa de dados. Sendo assim, invista em cabeamento para todos os computadores estarem ligados a uma mesma central. Os custos de uma rede sem fio são maiores devido a necessidade de bons equipamentos, mas garantem mobilidade e agilidade na loja.

Invista em um bom software

Um bom sistema de gestão irá tirar proveito da sua boa estrutura de rede e maximizar sua eficiência. Com um servidor de comunicação funcionando bem, todos os terminais podem realizar conexões estáveis e consultar / gravar informações de forma mais veloz. O sistema, com uma boa arquitetura de rede, também poderá efetuar e guardar seus backups da melhor e mais segura maneira. Garantindo que em uma eventualidade não haverá perda de dados. Além disso, uma boa experiência com o sistema ajudará seus funcionários nas vendas, na gerência e na fidelização dos clientes.

Tenha boas máquinas 

Os computadores possuem peças internas que precisam de atenção, peças móveis como as de resfriamento precisam de limpeza para continuarem desempenhando seu papel. Sem a manutenção adequada, o equipamento se torna suscetível a falhas, arriscando a perda de dados. Por isso, mantenha o cuidado em dia.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre um computador mais novo será melhor do que um antigo. Tudo irá depender das especificações técnicas do computador. Nessa área é comum ouvir alguns termos; memória RAM, clock de processador, sistema operacional e etc. 

Todavia, não são todos que possuem conhecimento para realizar manutenção e escolha de computadores, o que nos leva a próxima dica.

Tenha um técnico responsável pela TI

Um profissional de tecnologia da informação (TI), irá garantir o maior número de acertos possíveis no seu estabelecimento. O mesmo pode atuar desde a organização de rede e escolhas das máquinas, até a atualização e manutenção dos sistemas dos computadores. Um bom profissional irá orientar, solucionar problemas técnicos e manter a loja mais atualizada.

Mantenha o software atualizado

Os computadores trabalham com uma interface chamada Sistema Operacional, hoje o mais conhecido para computadores é o sistema da Microsoft, o Windows. Os sistemas operacionais são constantemente atualizados por questões de segurança. A cada atualização, o sistema se torna mais seguro e íntegro. O mesmo acontece com seu sistema de gestão, além de novidades, a segurança dos seus dados é priorizada. Sendo assim, mantenha as atualizações sempre em dia.

Qualquer um dos pontos listados irão garantir uma melhora na operação da sua loja, porém, somando todas as práticas, você terá o máximo de eficiência.

Realizando mudanças na estrutura interna sua loja apresentará mais fluidez e eficiência nos atendimentos, contribuindo com a fidelização do cliente.

Com bons profissionais no volante e o motor funcionando a todo vapor, seu estabelecimento rodará bem até o sucesso e por um longo período.

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