Atenção farmacêutica em drogarias

Atenção farmacêutica em drogarias

Os anos 60 deixaram uma marca importante nas definições do campo farmacêutico, nesta época as mudanças na industrialização dos medicamentos gerou insatisfação na classe e isso fortaleceu um movimento norte americano, que criou métodos para corrigir os problemas e permitir que o farmacêutico participasse da equipe de saúde usando os seus conhecimentos para prevenir e resolver problemas relacionados à industrialização dos medicamentos e ao pacientes.

O  movimento norte americano foi adquirindo forças e ganhando espaço no âmbito hospitalar e o conceito de farmácia comunitária passou a ser orientado pelo farmacêutico. Isso favoreceu o surgimento da farmácia clínica e foi então que esse profissional conquistou um papel fundamental em gerar e proteger a saúde dos pacientes. 

A farmácia clínica aprimora a habilidade dos médicos nas decisões relacionadas ao medicamento. O médico se responsabiliza pela farmacoterapia e o farmacêutico fornece serviços de suporte de conhecimentos sobre os fármacos.

Em 1990 a atenção farmacêutica se tornou efetiva. O farmacêutico passou a assumir as responsabilidades nas terapias medicamentosas junto com melhorias na adesão ao tratamento, integridade dos pacientes e prevenção à doenças. Nesta época a Organização Mundial de Saúde, definiu Atenção farmacêutica como:

“Um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente” (OMS, 1993).   

Ao longo do tempo o conceito foi se solidificando, então surgiu a assistência farmacêutica em meados de 2000, e através da RESOLUÇÃO Nº 338, DE 06 DE MAIO DE 2004  foi tomando força e se efetivando no Brasil. É importante ressaltar que atenção é diferente de assistência farmacêutica, em breve teremos um artigo falando sobre assistência e suas aplicações na drogaria.

Quais benefícios de praticar a Atenção Farmacêutica em drogarias? 

As drogarias são pontos de apoio à saúde, portanto,  é fundamental ter um profissional capacitado, já que esses estabelecimentos possuem fácil acesso da população.

A Atenção Farmacêutica está presente durante a identificação do paciente, a anamnese  para verificar possíveis interações medicamentosa e até alimentar, está presente durante a dispensação, orientação da posologia, forma correta de reconstituição e administrar os fármacos.

Os benefícios da Atenção Farmacêutica para a drogaria são: Melhoria da saúde dos clientes, diminuição de erros relacionados aos medicamentos, melhoria da adesão ao tratamento, diminuir possíveis interações, melhorar relação paciente e farmacêutico e fideliza os clientes, garantindo a confiança dos mesmos.

Referências:

Portal Anvisa

Ibero Química

CEATENF

ICTQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!