Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Como evitar erros na gestão de pessoas na drogaria

Como evitar erros na gestão de pessoas na drogaria

Os erros na gestão de pessoas na drogaria podem comprometer o resultado dos negócios. Por isso, é importante estar sempre atento em todos os aspectos relacionados aos recursos humanos da loja. Desde o processo de seleção até o planejamento de carreira, é preciso ter um bom acompanhamento de todas as etapas.

O investimento em treinamentos, bem como a modernização dos processos e estruturas são primordiais para evitar erros na gestão de pessoas na drogaria. É importante lembrar que existe uma grande demanda por talentos no varejo. Atrair e manter os melhores profissionais na equipe da drogaria requer atenção e um bom gerenciamento de equipe.

Para isso, o gestor precisa ser proativo e desenvolver habilidades de liderança. Dessa forma poderá evitar os principais erros na gestão de pessoas na drogaria e garantir o alcance das metas.

Muitos fatores influenciam no desempenho da farmácia e precisam ser trabalhados pelo gestor. Confira alguns aspectos importantes para evitar erros na gestão de pessoas na drogaria:

Motivar o colaborador

O funcionário será mais produtivo na medida em que ele estiver motivado no trabalho. Para isso, é preciso que o gestor elabore planos com ações de recursos humanos que fortaleçam a confiança e o engajamento dos colaboradores.

Promover treinamentos, implementar um plano de carreira e oferecer benefícios são fatores que ajudam a motivar a equipe. A falta de investimento no desenvolvimento profissional e bem-estar do funcionário prejudica o nível de desempenho. Esse é um dos principais erros na gestão de pessoas na drogaria e pode impactar negativamente nos resultados do negócio.

Como tornar o clima organizacional da farmácia saudável

Melhorar os processos de seleção

Estabelecer processos de seleção mais objetivos é uma maneira de evitar erros na gestão de pessoas na drogaria. O período que antecede a contratação de um novo funcionário precisa de bom planejamento para ser eficiente.

Processos seletivos demorados e sem diretrizes estabelecidas causam prejuízos para a farmácia, além de serem muito cansativos para o futuro colaborador. Não existe um modelo ideal a ser seguido, mas o gestor precisa saber quais são as necessidades da drogaria para escolher os melhores métodos de seleção e a avaliação dos candidatos.

Promover treinamentos constantes

Além de um bom processo de seleção, o gestor precisa estabelecer um programa para desenvolver profissionalmente os colaboradores. O gestor da farmácia precisa oferecer condições para o colaborador se manter atualizado sobre as mudanças implantadas nos processos e sistemas usados na farmácia.

Para evitar erros na gestão de pessoas na drogaria é fundamental o gestor promover uma cultura organizacional baseada no aprendizado e no crescimento, tanto individual como coletivo na equipe.

Capacitação da equipe da farmácia diminui rotatividade de funcionários

É preciso também incentivar uma postura ativa dos funcionários para que sempre busquem mais conhecimentos e possam melhorar os processos no dia a dia da farmácia. É válido lembrar que a mudança de maneira de trabalho não necessariamente precisa partir da gestão.

É interessante deixar o ambiente aberto para os funcionários darem sugestões de melhoria a serem implementadas após a validação do gestor. Quanto mais alinhados os processos, menos tempo se perde com atividades desnecessárias e mais tempo será voltado para o objetivo de cada atividade.

Manter uma comunicação aberta

A comunicação está envolvida em todos os processos da farmácia. Estabelecer uma comunicação eficaz é importante para a boa execução das atividades e resolução de problemas.

Para evitar erros na gestão de pessoas na drogaria é fundamental melhorar a comunicação. Um passo importante para isso é estabelecer algumas diretrizes junto aos fornecedores, clientes e também entre os próprios colaboradores.

Manter uma comunicação fluída e alinhada com toda a equipe ajuda no desempenho de todos. Quando as informações são solicitadas de forma clara e repassadas sem ruídos, existe menor probabilidade de erros na execução do trabalho.

Além disso, é importante o gestor manter os canais de comunicação sempre abertos para ouvir as sugestões e os problemas da equipe. A colaboração de cada funcionário no aprimoramento dos processos e na melhoria do ambiente de trabalho ajuda na motivação de todos.

Fonte: FARMARCAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *