Como fazer com que o cliente não saia da farmácia sem comprar?

Como fazer com que o cliente não saia da farmácia sem comprar?

Com a expansão do setor farmacêutico é cada vez mais comum encontrar uma farmácia em cada esquina. Por isso, também tem ficado cada vez mais difícil encontrar um diferencial para atrair clientes para as farmácias e fidelizá-los.

Caso você esteja enfrentando esse problema é preciso fazer um diagnóstico preciso do seu estabelecimento para encontrar a raiz do problema.

Para te ajudar a encontrar uma solução e fazer com que o cliente não saia da sua farmácia sem comprar, separamos as dicas a seguir.

O aspecto visual do seu estabelecimento

O primeiro passo é atrair o cliente para que ele entre na farmácia. Por isso, o aspecto visual é um fator importante nessas horas, afinal ninguém quer entrar em um espaço desagradável.

Um ambiente bem iluminado que facilite a visualização dos produtos, que tenha ar-condicionado ou ventilação natural, uma pintura bem feita, são elementos visuais que passam credibilidade ao cliente. E isso é desde a fachada da loja.

Além disso, o espaço interno da farmácia também é um elemento importante quando se fala do aspecto visual. É essencial que os produtos sejam fáceis de identificar e estejam organizados de acordo com um critério, tanto nas prateleiras quanto nos corredores. Assim, quando o cliente entrar na farmácia ele consegue localizar o que ele está procurando de forma rápida e prática.

Por exemplo, o shampoo e o condicionador devem estar próximos. Caso contrário, o cliente pode assumir que um desses produtos está em falta e procurar um lugar que tenha os dois produtos.

Atendimento ao cliente

A cordialidade e educação dos funcionários é essencial quando se trata de atendimento ao cliente. Porém não é o único fator que importa.

Muitas vezes o prestador de serviço é muito gentil e atencioso, mas não recebeu treinamento adequado e acaba não solucionando o problema dos clientes.

Para que isso não aconteça é importante que todos os funcionários consigam ser prestativos e proativos para conseguir atender o cliente da melhor forma.

O preço adequado

A hora de precificar também é importante e crucial quando o assunto é fidelizar clientes. Afinal, o preço final do produto é na maioria das vezes o diferencial na hora da compra.

É preciso ter um equilíbrio. Se você cobra um valor mais alto que a concorrência, esse valor está condizente com o serviço que você oferece? O que você faz de diferente da concorrência para esse preço ser aceitável?

Se oferecer um preço mais baixo, mais acessível, tem que ter muita cautela para não sair no prejuízo no final do mês.

Oferecer benefícios

Além de um ambiente visualmente agradável, um atendimento prestativo e um preço adequado, um jeito de fidelizar clientes e estimular que eles comprem seus produtos é oferecer benefícios.

Disponibilizar descontos em produtos diferentes toda semana e fazer kits promocionais frequentemente.

Atualmente, com o crescimento das vendas online, muitos estabelecimentos oferecem cupons de fidelidade para estimular os pedidos. Por exemplo, a cada 5 pedidos você pode dar um cupom de vinte reais de desconto ou um cupom de frete grátis.

Além disso, você também pode oferecer brindes a cada x valor gasto no seu estabelecimento. Ou um programa de pontuação, ou seja, cada real gasto vale um ponto e a cada 50 pontos é possível trocar por um outro produto.

Existem diversos aspectos que devem ser analisados individualmente quando o assunto é varejo farmacêutico, pois cada estabelecimento tem suas particularidades.

Entretanto, essas dicas podem ajudar você a atrair mais vendas para a sua farmácia e fazer com que o cliente não saia sem comprar!

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