Como reconhecer os melhores funcionários da drogaria?

Como reconhecer os melhores funcionários da drogaria?


Você tem uma grande equipe de funcionários em sua drogaria, todos com suas qualidades e defeitos, e com suas metas a bater. A empresa tem um programa de premiação aos melhores contratados. E agora? Você sendo gerente, como vai reconhecer quem são os melhores, mesmo estando em turnos e funções diferentes?

Veja aqui como podemos te ajudar a ser coerente, pois essa decisão deve ser justa e tem que fomentar os outros a buscarem este reconhecimento.

A importância de um bom funcionário

Segundo o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, o segmento das drogarias tem registrado um aumento das vendas no período de confinamento. Houve um aumento de 15% na demanda de serviços e produtos.

O sucesso de uma boa loja não está apenas na diversidade de produtos e serviços, mas em atendimento, agilidade, gestão e capacitação técnica dos funcionários.

São eles que atendem os clientes, que sabem de suas angústias e devem estar prontos para auxiliá-los em qualquer ocasião.

No momento em que você tem bons funcionários, eles se tornam ótimos colaboradores.

Qual a sensação do cliente quando o funcionário pega o pedido e já vai direto no local? Há a credibilidade de segurança com um produto de alta qualidade. Ele sai satisfeito, e o mais importante, se torna fiel à loja.

Devemos investir e reconhecer os melhores funcionários para:

  • fidelizar clientes;
  • diminuir os custos;
  • subir o ciclo de vendas;
  • aumentar o engajamento da equipe;
  • aproveitar ainda mais os recursos existentes.

Como reconhecer os melhores funcionários?

A fim de reconhecer os melhores funcionários você precisa de um método para não se perder. Uma avaliação frequente pode te ajudar nesta escolha. Estabelecer regras para avaliação com clareza e objetividade pode amenizar murmúrios e conflitos.

Veja algumas dicas de como reconhecer os melhores funcionários:

  • ser proativo
    • antecipar possíveis problemas;
  • saber vender
    • oferecer algo além do procurado;
  • ser organizado
    • ter um ambiente agradável;
  • saber se comunicar
    • ouvir e orientar;
  • atender bem o cliente
    • sorrir e mostrar interesse;
  • ter um bom relacionamento interpessoal
    • jogo de cintura em ocasiões desafiadoras;
  • saber assumir responsabilidades
    • aprender com os erros;
    • tomar decisões;
  • ter maturidade profissional
    • acatar decisões;
    • lidar com frustrações;
  • ter uma habilidade técnica
    • atendimento de acordo com o perfil do cliente;
    • observar linguagem corporal;
  • ter trabalho em equipe
    • ajudar o colega sem hesitar;
    • cooperar com o coletivo;
  • ter comprometimento
    • acompanhar as entregas;
    • pedir ajuda se estiver sobrecarregado;
  • buscar atualizações
    • fazer cursos;
    • pesquisar por conta.

Aplicar uma autoavaliação também ajuda a identificar o funcionário em seus pontos fracos e encontrar soluções. Se você quer vê-lo se desenvolver na carreira, com certeza, é uma ótima ferramenta a ser aplicada.

A partir do momento em que você pontua os itens, fica muito claro quem são os melhores. Mantê-los nesses padrões e quais estratégias para motivar os outros a chegar no mesmo patamar são os objetivos.

Invista no funcionário

Formar um bom funcionário faz parte da função gestor. Dificilmente chega alguém de alta qualidade no qual atende todos estes pontos.

Por outro lado, uma boa drogaria deve dar ao funcionário condições dignas de trabalho e motivação. Somente uma bonificação salarial não será o suficiente. O seu nível de satisfação do emprego é o que vai importar.

Diante de todo o exposto vimos o quanto é importante reconhecer os melhores funcionários.

Fazer uma boa avaliação, analisar o desempenho, dar um feedback, faz com que o colaborador seja mais produtivo e aguça a vontade de estar entre os melhores.

Sua loja tem o hábito de reconhecer os melhores funcionários? Como você faz? Comente abaixo e compartilhe sua experiência com a gente. 

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