Descubra os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia

Descubra os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia

Nenhum empresário deseja perder o investimento feito em um negócio, por isso descubra os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia e evite dores de cabeça. Para esse dia ser um grande sucesso, é preciso cuidar de diversos detalhes. Qualquer falta de atenção pode levar ao fracasso.

Para o dia da inauguração ser um sucesso é preciso ter um bom planejamento. Fazer uma inauguração dá muito trabalho, mas se tiver atenção a tudo, vai colher bons resultados para a sua farmácia.

Ficar atento na hora de fazer o seu evento é fundamental. Para ajudar você, listamos os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia.

Não planejar todos os detalhes do evento

Antes de contratar fornecedores ou fazer qualquer compra para a inauguração, é preciso planejar tudo o que será feito. Muitos erros acontecem na inauguração da farmácia.

Entre os principais imprevistos estão: gastos desnecessários, descontos mal calculados e promoções acima das possibilidades financeiras da loja. A falta de planejamento gera prejuízos financeiros que podem ser difíceis de solucionar depois.

Planejamento é segredo para o sucesso da farmácia

Além disso, outro problema frequente é fazer uma programação de compra do estoque de forma errada. Muitas lojas inauguram com poucos produtos nas prateleiras e sofrem com ruptura logo em seguida. É preciso abastecer bem a drogaria antes da inauguração.

Escolher uma data de inauguração inadequada

A escolha errada da data de inauguração pode gerar um fluxo baixo de pessoas. Fazer um evento com meia dúzia de consumidores é um dos principais erros que acontecem na inauguração da farmácia.

10 pontos estratégicos para o planejamento da drogaria para 2019

É preciso ficar atento aos dias de maior movimento na região em que a farmácia será inaugurada. Outra dica é escolher uma data próxima ao pagamento de salários e pensões. O início do mês é geralmente uma época em que funcionários e aposentados têm mais dinheiro no bolso.

Começar a divulgação pouco tempo antes da inauguração

A divulgação da inauguração da loja deve ser feita com bastante antecedência. É importante anunciar pelo menos 1 mês antes da data. Dessa forma o consumidor terá tempo suficiente para se programar e comparecer à inauguração da loja. Além disso, a divulgação feita num período maior propaga a mensagem para mais pessoas.

Saiba como divulgar a farmácia com sucesso

Caso a divulgação seja feita muito próxima à data da inauguração, o consumidor não terá tempo suficiente para se programar e poderá perder o interesse de conhecer a farmácia. Sem falar que uma publicidade pontual atinge muito menos pessoas.

Não fazer decoração especial de inauguração

A inauguração da loja é um momento muito importante para o negócio. Geralmente é a ocasião em que o consumidor tem o primeiro contato com a sua marca. Um dos principais erros que acontecem na inauguração da farmácia é não fazer uma decoração especial para chamar a atenção.

Para o evento ficar na lembrança do cliente, é preciso criar uma experiência de compra especial. Além do bom atendimento, um ambiente alegre e colorido na farmácia é fundamental para ganhar a confiança e a aprovação do cliente.

Tudo que você precisa saber sobre comunicação da farmácia

Outros fatores fundamentais são a iluminação e a temperatura da loja. Ainda mais nos meses de calor, uma loja que não tem ar condicionado certamente não será capaz de propiciar uma boa experiência de compra e provavelmente os consumidores nem entrarão na farmácia.

Não ter uma equipe preparada para atender

Ambiente bem montado e preço atrativo não são suficientes para garantir o sucesso na inauguração da loja. Entre os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia está a falta de uma equipe preparada profissionalmente.

Ter um atendimento excelente é fundamental para atingir um bom resultado de vendas. Se a equipe não está preparada para atender corretamente, as vendas e a imagem da empresa podem ser prejudicadas.

Dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia

Se o cliente vai na inauguração da loja e sente que não é bem atendido, ele tem uma impressão ruim da loja. Depois disso, será difícil ele decidir comprar novamente no seu estabelecimento.

Distribuir materiais de divulgação com erros

Entre os principais erros que acontecem na inauguração da loja está a distribuição de materiais de divulgação com erros de grafia ou no valor das ofertas. Essa falha demonstra falta de profissionalismo da empresa que está divulgando.

Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor

Anunciar ofertas com erros pode acarretar problemas, conforme o Código de Defesa do Consumidor, e ainda ser motivo para perder a confiança dos clientes.

Não comprar estoque suficiente para atender os clientes

Se o consumidor chegar na inauguração atraído por uma oferta e não conseguir comprar o produto, pode perder a confiança na farmácia. Ter um estoque baixo é um dos erros que acontecem na inauguração da farmácia que pode gerar graves problemas para o negócio.

Saiba como definir o mix de produtos ideal para a drogaria

Nenhum empresário quer ter um cliente insatisfeito logo no dia da inauguração da loja. Planejar o volume de vendas é fundamental para adquirir estoque suficiente para atender os clientes.

Não obter os dados dos clientes para montar um cadastro

Um dos erros que acontecem na inauguração da farmácia é não aproveitar a ocasião para montar um mailing de clientes. Para uma farmácia que está no início das atividades, ter um cadastro de clientes é fundamental para promover ações de marketing de fidelização.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

O cadastro pode ser feito a partir dos dados que os clientes preenchem nos cupons de sorteios e vales-compra distribuídos na inauguração da loja. É uma ação simples e que tem efeito positivo para o seu negócio.

Anunciar promoções que estão ainda mais baratas na concorrência próxima da farmácia

Antes de precificar as promoções dos produtos e anunciar no encarte de inauguração da loja, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado. O consumidor que busca preço mais baixo tem o hábito de pesquisar os preços na concorrência.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

É preciso ficar atento aos valores praticados pelos concorrentes para anunciar ofertas realmente vantajosas para o consumidor. Não se trata de copiar o preço, mas colocar descontos atrativos sem prejudicar os resultados financeiros da loja.

Ter uma estratégia de precificação bem definida é essencial para o sucesso do negócio.

Inaugurar a loja com documentação ou instalação irregular

Quem monta um negócio geralmente fica ansioso para inaugurar. Muitas vezes a pressa para abrir as portas faz com que o empresário deixe de verificar documentos e registros importantes para o funcionamento da farmácia.

Entre os erros que acontecem na inauguração da farmácia está a falta de alvarás e de outros documentos legais, que pode prejudicar os negócios desde o início das atividades.

A fiscalização pode multar a farmácia que estiver irregular. A pressa para ganhar tempo na inauguração pode gerar grandes prejuízos de tempo, dinheiro e de credibilidade junto aos clientes.

Agora que você já sabe os principais erros que acontecem na inauguração da farmácia, pode cuidar melhor do planejamento e garantir sucesso nos negócios.

FONTE: FARMACAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!