Dia Internacional do Farmacêutico

Dia Internacional do Farmacêutico

No dia 25 de setembro comemora-se o Dia Internacional do Farmacêutico. O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia.

A atuação do farmacêutico na unidade de terapia intensiva é fundamental para a segurança e a qualidade da terapia dos pacientes em cuidados na UTI. A atuação do profissional é recente e passa de um papel de supervisão e de indicação de medicamentos para um profissional imprescindível na participação integral da equipe de cuidado à beira leito.

O farmacêutico foi uma das últimas especialidades profissionais a chegar na UTI, mas trouxe uma contribuição importante para o uso racional dos medicamentos no ambiente da terapia intensiva.

O Grupo de Estudos de Farmácia estimula a valorização de profissionais da área, reunindo farmacêuticos de UTIs do Brasil inteiro. O objetivo do grupo é compartilhar questões práticas do dia a dia, desafios das experiências profissionais, além de trabalhar ações regionalizadas em parceria com entidades parceiras. 

Afinal, os farmacêuticos são os profissionais que pesquisam novas substancias que poderão se transformar em remédios. Igualmente, orientam e aconselham o público na hora da compra de medicamentos.

Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem doenças.

Frases sobre Farmacêuticos

  • “Farmacêutico é um profissional com curso universitário, capacitado para ajudar você quanto ao uso correto dos medicamentos. Confie nele você vai sair ganhando”!
  • “Farmacêutico, sem ele não há remédio”
  • “Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”.

Nós do sistema Unifar somos gratos por fazer parte do dia a dia desses profissionais, seja nas farmácias ou drogarias, não temos clientes, temos amigos, e que essa parceria possa durar por muitos e muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!