Dicas de como implementar um sistema de entrega eficiente em sua farmácia

Dicas de como implementar um sistema de entrega eficiente em sua farmácia

Atualmente as farmácias atendem uma demanda muito grande de medicamentos para a população brasileira. Nesse cenário, faz-se indispensável que sua farmácia conte com um eficiente sistema de delivery, que vem gradualmente substituindo as compras no próprio estabelecimento.

De acordo com números, fornecidos pela Interfarma com base em dados da consultoria QuintilesIMS, nas farmácias, a venda de remédio subiu 42% em cinco anos, demonstrando uma alta bastante forte de crescimento desse mercado.

Dessa forma, fica evidente que esse tipo de empreendimento é uma ótima aposta para quem tem o sonho de ser empreendedor.

Entretanto, não basta ter uma grande demanda se não pode atendê-la com um atendimento de qualidade. E basicamente qualidade para os consumidores são: rapidez na compra e recebimento do produto no conforto da própria casa.

Por isso, trataremos hoje de algumas dicas para que você, dono de farmácia, implemente um sistema eficiente de delivery ou aprimore o seu que já existe!

  1. Avalie se esse sistema é adequado à sua farmácia

Comece verificando se o serviço de delivery é adequado para seu negócio.

Afinal, existem diversos perfis de drogarias, que vão desde uma farmácia de bairro até um ponto localizado num shopping center.

Aqui estão algumas perguntas que podem te auxiliar nesse processo:

  • Minha empresa precisa mesmo desse sistema de entregas?
  • Meu    cliente deseja receber o produto em sua casa ou estabelecimento?
  •  Qual o diferencial do meu sistema em relação aos meus concorrentes?

Você pode respondê-las analisando o perfil do seu negócio, conduzindo pesquisas de mercado e colhendo feedbacks dos consumidores da sua drogaria.

  1. O delivery deve ser pontual, se possível adiantado

Seu negócio deve estabelecer um serviço de delivery eficaz baseado na agilidade e bom atendimento. Caso contrário, sua ideia poderá facilmente fracassar.

Reiterando a ideia de agilidade na entrega, atrasos não são inaceitáveis se você quer passar uma boa impressão ao seu público consumidor e fazer com que ele volte a comprar em sua farmácia.

Assim, tenha profissionais treinados para que realizem essa atividade pontualmente, planeje as rotas que serão feitas e organize uma logística que vai desde o atendimento inicial do cliente, pagamento, até a entrega em mãos.

Se essas demandas não forem atendidas, o próprio delivery não fará mais sentido para seu cliente!

  1. Considere terceirizar o serviço de delivery

Terceirizar o serviço de delivery pode ser uma boa ideia se você busca reduzir os custos do sistema de entrega da sua farmácia.

Essa pode ser uma boa forma de expandir essa modalidade sem contratar muitos funcionários.

Mais uma vez deve-se avaliar seu modelo de negócio e a demanda das entregas.

Ao terceirizar seu sistema de entregas, existe a possibilidade de o estabelecimento dispor de funcionários de acordo com a demanda.

Muitas vezes vemos um empreendimento com entregadores ociosos. Quando isso ocorre, o funcionário não se paga e sua empresa se prejudica!

  1. Estabeleça uma taxa de entrega com diferencial competitivo

Uma das primeiras coisas que o cliente, não só de farmácia, pergunta ao avaliar a possibilidade de realizar uma compra por delivery é o valor da taxa de entrega. Por isso, esse ponto merece muita atenção.

Existem muitas formas de se estabelecer esse valor, o ideal é que o preço seja justo de acordo com a distância percorrida, suprindo assim os custos dos entregadores, veículos, embalagens, etc.

Outra alternativa é elevar o valor dos produtos e garantir um “frete grátis” nas compras.

E mais uma vez é fundamental um estudo aprofundado relacionado ao seu negócio, que é único!

E aí, o que achou dessas 4 dicas para implementar um sistema de delivery eficiente em sua farmácia?

Saiba que essa modalidade em algumas regiões já é indispensável.

Tá esperando o que para pôr em prática?!

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