Onde o atendimento termina, no balcão ou no caixa?

Onde o atendimento termina, no balcão ou no caixa?


É óbvio que o atendimento começa quando o cliente entra na sua loja. Não é necessário que os atendentes fiquem prestando atendimento forçado ao cliente, mas que expresse atenção e gentileza ao identificá-lo na loja, desde os cumprimentos e boas vindas e o aguarde se caso precisar de ajuda. 

Ao iniciar um atendimento é importante ter discernimento e identificar o perfil do cliente. Alguns são introvertidos e gostam de manter um distanciamento, provavelmente gostam de ser atendido de forma ágil e rápida, outros já são mais maleáveis e não  importa se o atendente o acompanha durante suas compras. Para cada perfil a postura do atendimento deve ser uma. Mas o importante é sempre se mostrar presente para qualquer auxílio.

Não adianta atender bem o cliente no balcão e o mesmo se sentir mau atendido durante o pagamento de suas compras. Por isso respondendo a pergunta do título, o atendimento só acaba quando o cliente sai da sua loja

Pense em como uma experiência boa no balcão e uma ruim no caixa pode repercutir na cabeça do cliente? No mínimo gera um sentimento de indecisão, “Será que aqui é mesmo o melhor lugar para comprar?”. A empatia responde muito bem a pergunta do título. Por tanto gestores, dê atenção ao atendimento até o cliente se retirar da sua drogaria.

Quando o cliente chega até o caixa sua expectativa é de agilidade. Porém, essa é uma etapa importante para aumentar o ticket médio com a venda dos produtos do check out. Mas isso precisa ser feito de forma simples e rápida, sem forçar o cliente a comprar, e de forma que ele se sinta bem assistido.

   A equipe de atendimento direto ao cliente, neste caso representados pelos balconistas, farmacêuticos e atendentes de caixa, devem estar alinhados. Por isso é importante treinar periodicamente seus funcionários para que em qualquer situação suas ações sejam padronizadas. É imprescindível que a equipe faça todo atendimento conforme os padrões da empresa, e sobretudo, favorecendo o bem estar do cliente.

   Bom atendimento aliado com boa estrutura física e um mix inteligente de produtos são ferramentas essenciais para o sucesso das vendas. Revisar constantemente os procedimentos padrões e estabelecer melhorias é fundamental. O segredo é se informar, que os resultados virão.

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