fbpx
Av. Pasteur nº 233, 1º andar, Parque Anhanguera, Goiânia CEP: 74340-570
(62) 3996.9600
sac@syncode.com.br

Como anda o financeiro da sua farmácia ou drogaria?

Como anda o financeiro da sua farmácia ou drogaria?

Como anda o financeiro da sua farmácia?

Sabemos que administrar corretamente a parte financeira de uma farmácia ou drogaria não é uma tarefa fácil, certo?

Pensando nisso, escrevemos aqui algumas dicas para te ajudar no dia a dia com sua área financeira:

Analisar os seus gastos:

Você tem o controle de quanto gasta na sua farmácia? É recomendável que se use um software para gerenciar seu negócio, ou fazer planilhas para ter o controle.

Saber o que ganha e o que gasta influencia diretamente nas tomadas de decisões da empresa, esteja atento com relação a isso.

Previsibilidade no fluxo de caixa

É necessário estar atento a tudo o que entra e sai do caixa. Realize análise dos últimos anos e verifique em quais meses ocorreram quedas nas vendas ou recebimentos, tentando identificar os pontos positivos e negativos durante o período selecionado.
Dessa forma é possível negociar prazos maiores de pagamento, se adequando aos meses com menor faturamento (sem ter que pagar juros elevados).

Automatização

Mas uma vez venho reforçar o uso de softwares para gerenciar todo seu negócio em áreas como estoque , finanças, recursos humanos e demais funções da empresa. O uso de softwares aperfeiçoa os processos e reduz a despesas excessivas. Além de programas modernos, uma boa comunicação é essencial para gerar os lucros desejados.

Você conhece a unifar?

Fornecedores

Correspondem a uma boa parcela dos gastos das empresas, (em alguns casos a proporção pode variar entre 50% a 70%). É importante adotar a prática de negociar melhores preços, evitando aceitar reajustes de forma frequente.

Outro ponto importante é a curva ABC. Ela poderá te auxiliar na sua tomada de decisão, para quando for fazer suas compras, ou colocar produtos em promoção por exemplo.

Cuidados com o ambiente interno

Aproveite ao máximo a luz solar na sua farmácia, tome cuidado com as lâmpadas de alto consumo, equipamentos ligados sempre precisão, e até números de funcionários podem fazer seus gastos aumentarem.

Vale a pena analisar esses fatores, pois podem influenciar e muito no final do mês, tenha cautela e opte apenas pelo necessário.

Estoque mal planejado

Muito se fala na questão do estoque em farmácias. Isso porque grande parte do capital investido está nele. Se não for bem planejado pode gerar grandes prejuízos. O encarregado pelas compras de sua empresa deve estar antenado às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos. Fazendo assim com que as mercadorias tenham maior giro de mercado, não deixando espaços para percas e produtos parados. 

Espero que essas dicas tenham ajudado. Quer receber mais dicas como essa toda semana? Cadastre-se aqui do lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *