3 Estratégias competitivas para o varejo farmacêutico em 2021

3 Estratégias competitivas para o varejo farmacêutico em 2021


A essa altura do ano se tornou estritamente repetitivo a sentença de que a pandemia do Covid-19 remodelou todas as prioridades e preocupações do mercado competitivo. E isso, obviamente, não seria diferente nas drogarias e demais farmácias. Mas isso está longe de ser um beco sem saída. E é por isso que, esse artigo, traz a seguinte questão: você está se preparando para a revanche?

Certamente, o ano de 2021, seja a curto, médio ou a longo prazo, diluirá as consequências que vivemos nessa pandemia. E é nesse momento que o jogo precisa virar!

Portanto, a seguir, selecionamos 3 sugestões estratégicas para o próximo ano que podem, do ponto de vista concorrencial, tornar a sua farmácia mais próxima dos seus clientes potenciais.

1)    Se concentre nos produtos mais rentáveis

No próximo ano, os gestores e farmacêuticos precisarão mais do que nunca ter a atenção redobrada em compras, pedidos e estoque, uma vez que algumas demandas que foram retardadas, como o volume de saída dos cosméticos, tendem a se reequilibrar com a eventual erradicação do coronavírus em razão da retomada dos velhos hábitos de consumo.

Nesse contexto, a farmácia de plantão que mais se destacará no próximo ano, pode ser aquela que – de forma proativa – estudou e sistematizou as próximas tendências das categorias de produtos, sabendo de forma eficiente o que oferecer, quando e como, estando à frente da concorrência em qualidade e em variedade entre as marcas ofertadas.

2)    Evidencie o diferencial da sua precificação

Em virtude ao consequente aumento no preço da produção de alguns produtos, as políticas de descontos, na maior parte das unidades, também foram justificáveis e drasticamente reduzidas. Mas o preço ainda é o principal fator de escolha dos consumidores desse mercado. E manusear esse fator, mesmo numa projeção otimista para o próximo ano, requer plena atenção na concorrência.

As pesquisas macro ambientais precisam ser reaplicadas e atualizadas. Pois, aquele cliente que compra medicamentos genéricos mensalmente pode estar a um cartaz de descobrir quem tem o melhor preço. E para rebater isso, os gestores podem recorrer aos métodos de benchmarking local, a fim de estarem a par da precificação dos concorrentes, ao menos o suficiente para se fazer bons comparativos em um atendimento e enaltecer seu custo-benefício, o que ajudará no processo de decisão dos consumidores.

3)    Invista em mídias físicas que destaquem seu PDV

Precipita-se aquele que acredita avidamente que os investimentos em marketing precisam recuar nesse momento ou mesmo num futuro próximo. Investir em marketing  ainda é necessário sim. E apesar de parecer que ninguém mais se lembra, marketing não precisa ser somente digital ou altamente custoso.

Afinal, seja em unidades de bairro ou centrais, algumas mídias físicas como tabloides e panfletos e outras como anúncios em carros de sons, ainda podem ser extremamente eficientes quando o objetivo for a captação de novos clientes e a fidelização do público local.

Além disso, também ressaltando a importância dos programas de fidelidade (geralmente feitas com cartões e registro de CPF) ou os Cashbacks. É altamente estratégico, quando realizado de forma orgânica.

E claro não deixar de lado as mídias digitais. O registro dos números de whatsapp dos clientes para a divulgação de catálogos e tabloides, estimula o alcance das ofertas e se fixa no radar dos clientes.

De modo geral, as estratégias competitivas do próximo ano precisam ser pensadas a partir do consumidor como ponto de referência, uma vez que não existirá a captação e a fidelização definitiva enquanto o cliente não tiver a percepção de que suas necessidades foram realmente atendidas, como não seriam em nenhuma outra drogaria ou farmácia.

Em tempos de crise, todos querem ser visionários. Mas poucos se propõe a ser simplesmente proativo. E você, como irá se comportar?

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