O controle de vencimentos e a lucratividade da loja

O controle de vencimentos e a lucratividade da loja


A gerência da validade dos produtos está diretamente ligada a lucratividade do estabelecimento. Ao permitir que um produto vença nas prateleiras ou no estoque, a margem de lucro deste passa a ser zero, e o prejuízo devido ao gasto na compra se torna um fato. 

O controle desse processo, por conta da variedade de produtos, acaba se tornando difícil e um verdadeiro desafio para os empresários. Contudo, veremos algumas dicas que podem facilitar o trabalho.

Soluções de automação se mostram a melhor opção para controle atualmente, visto que sistemas mais recentes conseguem coletar informações desde o momento da compra, até o consumidor final.

Sendo assim, é possível evitar perdas por vencimento na loja com a adoção de práticas simples.

Prejuízo certo

O processo da perda por vencimento começa no investimento da compra. Este é simplesmente perdido quando um produto chega ao seu prazo de validade, somado a não saída por venda, tudo acaba se tornando um grande prejuízo.

Caso o produto não esteja no estoque e sim em gôndolas e prateleiras, o problema pode se tornar ainda maior. Isso pois vender ou expor produtos inapropriados para consumo constitui-se crime contra a ordem tributária segundo o artigo 7º, parágrafo IX da lei 8137/90, e a pena pode chegar a 5 anos de detenção.

Dificuldades na gerência

O controle de vencimento acaba se tornando uma tarefa difícil na maioria das vezes. Variedade e altas quantidade de produtos, falta de informações e má gerência de tempo contribuem para uma desorganização da loja. 

Uma boa maneira de evitar produtos vencendo é analisando a demanda antes de efetuar a compra. Organize sua curva ABC, verifique a rotatividade dos produtos na loja e tome cuidado com produtos sazonais. Esse tipo de organização juntamente com a definição de um estoque regulador, irão garantir que não hajam produtos sobrando, mas ainda assim,  suprindo a demanda de vendas.

Tenha a tecnologia ao seu favor

O controle de todas as informações parece complicado para ser feito manualmente, e realmente é. A automação irá facilitar o processo de controle em toda a sua rotina.

Desde o momento do registro de pedidos, os sistemas atuais oferecem um cálculo de sugestão de compra baseado em estoque regulador ou média de vendas. Com a entrada do arquivo fiscal, o software pode importar as informações de lote, data de fabricação e data de validade sem a necessidade de preenchimento manual. 

Este controle de produtos ocorre também na venda, garantindo a segurança do cliente e do lojista. Relatórios de produtos que estão vencendo por período também são oferecidos e pode ajudar no processo de venda mais rápida por meio de promoções.

O que fazer com produtos próximos ao vencimento?

Quando o produto apresenta uma baixa no número de vendas e acaba se aproximando da data de vencimento, a melhor opção é vendê-los mesmo que abaixo do preço original, isso é feito para que ainda haja algum lucro de venda.

Com uma listagem de produtos próximo ao vencimento, organize uma promoção em seu software. Esta pode ser definida para um período de tempo específico como uma forma chamativa de venda.

Ao oferecer mais flexibilidade no pagamento ou outros produtos como brindes, as chances de venda podem aumentar.

O controle para manter uma boa rotatividade de estoque começa no momento de realizar a compra. A variedade e até mesmo o volume de estoque muitas vezes atrapalham o processo, porém, com um bom sistema de gerenciamento é possível automatizar grande parte disso, minimizando assim as chances de grandes prejuízos. 

Com uma boa gerência e um software amigável, a lucratividade da sua loja estará garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!