5 Estratégias para vender mais usando o caixa

5 Estratégias para vender mais usando o caixa


É fato que uma boa organização de caixa garante a segurança e gerência no estabelecimento. Porém, você sabia que é possível maximizar as vendas utilizando estratégias no caixa?

Desde a decoração e espacialidade, até a disposição dos produtos na prateleira, há uma percepção por parte do cliente sempre que ele entra na loja. Essa percepção pode influenciar tanto de forma positiva quanto negativa em suas vendas.

Hoje veremos 5 dicas essenciais que podem ser adotadas com o caixa para vender mais.

Escolha os produtos nas proximidades do caixa

O cliente vai ao estabelecimento em busca de um produto específico. Geralmente estes produtos em uma classificação de curva ABC ocupam o topo da curva A. Porém, como estimular os clientes a levarem outros produtos não tão comuns de serem vendidos?

A exposição agressiva de alguns produtos pode ser uma boa opção para estimular as vendas. Manter o produto ocupando algumas prateleiras próximo a áreas onde o cliente precisa parar ou diminuir seu ritmo, pode afetar diretamente em uma venda.

Classifique os produtos de sua loja e ofereça os da curva B e C que forem possíveis nas proximidades do caixa.

Vale lembrar que itens de conveniência, guloseimas e entretenimento são, na maioria das vezes, escolhidos pouco antes da finalização das vendas.

Reserve um espaço para as filas

Ninguém gosta de esperar em filas, não é mesmo? Para que seu cliente não fique impaciente, faça um verdadeiro bombardeio de informações. Comunique promoções, descontos normais e progressivos, produtos em destaque e sugestões de vendas.

Aliado ao posicionamento estratégico dos produtos, será possível prender a atenção do cliente e, ao mesmo tempo, induzir uma venda.

Cuide do ambiente

Um ambiente claro, limpo e organizado passa uma atmosfera de segurança e cuidado para os clientes. Essa experiência irá ajudar na fidelização de seu cliente e confortá-lo para que passe mais tempo em seu estabelecimento.

Esses fatores podem ser decisivos entre o cliente levar somente o básico, ou se aprofundar em suas escolhas, abrindo uma nova gama de possíveis vendas.

Valorize a experiência do cliente

Os produtos que são vendidos em seu estabelecimento, na maior parte do tempo, podem ser comercializados por qualquer lugar, entretanto, a experiência da compra deve ser única.

Seu cliente irá voltar caso encontre o produto que precisa comprar, bom atendimento e agilidade. Por isso, além de um local reservado para clientes aguardando, invista na agilidade dos operadores. Este hábito irá facilitar a compra e fidelizar o consumidor.

Invista em um software de qualidade

Além de uma boa gerência na operação do caixa, um sistema integrado pode colaborar listando quais produtos possuem maior movimentação e lucratividade, assim, é possível posicionar os produtos que são foco de vendas nas proximidades do caixa.

O software também pode te ajudar no momento de definir promoções e descontos, sugerir vendas baseadas no que o cliente está levando e calcular os valores de troco, maximizando o resultado dos operadores de caixa.

Com apenas algumas adaptações, seu estabelecimento pode lucrar mais com vendas e com a fidelização de clientes. Invista no ambiente, organização e ferramentas para gerência. O cliente pode até ter a disponibilidade do produto na concorrência, mas a experiência em sua loja será imbatível.

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