Como se preparar para momentos de crise

Como se preparar para momentos de crise


Sabemos que de tempos em tempos o Brasil passa por graves crises. Mas, uma drogaria que sabe como se preparar para momentos de crise, consegue minimizar os seus impactos.

Para assegurar o bom desenvolvimento da sua drogaria mesmo em tempos de crise, é necessário colocar algumas ações em prática. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você saiba como se preparar para estes momentos. Confira!

6 Dicas de como se preparar para momentos de crise

1. Faça uma análise da produtividade da sua drogaria/farmácia

Manter a produtividade da farmácia na crise é um dos maiores questionamentos de farmacêuticos. No entanto, essa questão deve ser respondida antes da crise, ou seja, quando você está agindo para se preparar para momentos de crise.

Um erro muito comum é deixar esta análise de lado porque a produtividade está alta ou o mercado aquecido.

2. Reveja a situação financeira do seu negócio

Uma ação de extrema importância é saber como anda as finanças da sua drogaria. Pois, um alto nível de endividamento pode fazer com que a crise se torne ainda pior.

Para manter uma boa saúde financeira você pode rever as principais e maiores despesas, como fornecedores, aluguel, e pessoal. Boas estratégias de compras também te ajudarão a manter um estoque mínimo, e com isso um Fluxo de Caixa Positivo.

3. Desenvolva ações para obter vantagem competitiva

Perder clientes para a concorrência não é nada bom, mas, na crise, essa perda trará resultados muito mais negativos. Portanto, o momento de se destacar é agora, ou seja, antes da crise surgir.

Por mais que seja corrido gerenciar uma farmácia, você precisa estabelecer um momento para criar ações competitivas. Desse modo, tornar os seus produtos e serviços diferentes da concorrência e atraentes aos seus clientes.

Uma boa estratégia é o Sistema de Pontos. Sempre que o cliente compra na sua loja ele ganha pontos, com o tempo ele pode usar esses pontos para trocar por produtos. Em momentos de crise os clientes também irão tentar economizar e nesse momento irão procurar utilizar os pontos, garantindo assim as vendas na sua loja.

4. Utilize o marketing digital a favor da sua drogaria

Sabemos que quem não aparece, não é lembrado, não é mesmo?

Uma ótima forma de interagir com o seu público é por meio do marketing digital, fazendo uma boa divulgação nos canais certos.

Pense quais são os meios de comunicação mais usados pelos seus clientes como, por exemplo, e-mail, redes sociais, WhatsApp, SMS, entre outros.

Você pode encaminhar cupons de descontos, dicas de saúde e outras ações que farão com que os consumidores não se esqueçam da sua farmácia.

5. Pense na possibilidade de fazer parcerias

As parcerias são sempre uma boa estratégia. Um exemplo de parceria seria com as clínicas de saúde, em que a mesma indica o paciente a fazer o orçamento na sua drogaria. 

Uma outra parceria são os convênios com descontos especiais às empresas próximas à sua Drogaria. Isso facilitará os funcionários dessas empresas comprarem em sua drogaria.

Procure todas as empresas próximas à sua Drogaria para fazer uma parceria. Podem ser empresas diversas como supermercados, academias, lojas de aparelhos médicos, entre outras.

6. Se for necessário pense menor

Quando você abre um negócio é necessário pensar grande e, ao mesmo tempo, manter os pés no chão. Em momentos de crise o pé no chão deve ficar mais evidente e se for necessário pensar menor.

Desse modo, em alguns casos, pode ser preciso desligar funcionários e reduzir o estoque, ou seja, reduzir o tamanho da sua drogaria.

Quando nos referimos a reduzir o estoque é importante que essa redução não comprometa as vendas.

Para isso você pode contar com um software de gestão para farmácias e drogarias. Com o software é possível saber quais medicamentos têm alta saída, quais oferecem maior lucratividade e quais devem ser adquiridos em menor quantidade.

Esperamos que essas dicas de como se preparar para momentos de crise, mantenha o bom funcionamento da sua farmácia e drogaria nos momentos mais difíceis.

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