A Importância do Profissional Farmacêutico

A Importância do Profissional Farmacêutico


Sabemos que o farmacêutico é um profissional versátil e que atua em diversas áreas, sendo elas saúde, beleza, controle de qualidade, legislação e assim são mais de 135 áreas diferentes de atuação.

Mas qual a verdadeira importância deste profissional? qual sua importância para a sociedade?

Ele está presente em toda a cadeia de produção de novos medicamentos, atuando desde área de pesquisa, biofarmácia, biologia molecular, controle de qualidade, legislação e etc. Atua na Farmacovigilância onde detectam erros de medicamentos, interações de medicamento/medicamento ou medicamento/alimento e qualquer reações adversas não descrita na bula, onde são analisadas para que seja decidido se continuará ou não sendo vendidos de forma a garantir a segurança e saúde da população. Têm a capacidade de intervir nas terapias medicamentosas quando necessário para proteger a integridade física dos pacientes, em hospitais e em balcão da drogaria.

Possuem responsabilidades de atuar na assistência farmacêutica e praticar a atenção farmacêutica. Sua atuação melhora a adesão ao tratamento, segurança do paciente com o objetivos de promover confiança e bem estar. Farmacêutico balconista são profissionais que estão diretamente em contato com a população, facilitando o acesso à saúde. São altamente qualificados para promover saúde à sociedade. A população deve se conscientizar a respeito dessa importância.

O farmacêutico balconista também possui competência para compreender as necessidades dos clientes, se comunicar de forma compreensível de acordo com o perfil dos clientes, e fornecer o que necessitam. Outro fator importante de ressaltar é que esse profissional sempre está atento à acontecimentos inesperados como furtos. Está em contato com a equipe, informando e treinando, aperfeiçoando os conhecimentos dos colaboradores, o que melhora as vendas e o lucro final da drogaria.

Esse profissional multidisciplinar possui contato com diversas áreas da ciência. Atua em vários setores aperfeiçoando e modificando a milênios as formas químicas e fitoterápicas em prol da saúde, sem esses conhecimentos que foram melhorando conforme o tempo, não existiria todos os fármacos, e erradicação de doenças no mundo portanto o farmacêutico deve ser muito valorizado, por todas as atividades que prestam à sociedade e ao futuro de novas descobertas e melhoria de qualidades de vida no mundo.

A voz do farmacêutico


Livia Pereira da Silva / Farmacêutica – Drogaria Clara

Ser Farmacêutico é ser  responsável por promover o uso racional de medicamentos, através da educação em saúde, dispensação segura de medicamentos, fazendo a farmacoterapia correta garantindo segurança e efetividade no tratamento farmacológico, além de ser o profissional responsável pela saúde como um todo.

É ter foco e saber a necessidade do seu cliente,é ter estratégia para crescimento e resultados buscando sempre inovação do mercado.


Débora Priscila dos Santos Ribeiro / Empresária e Farmacêutica – DoraFarma

Para fazer a gestão do meu Negócio, vários aspectos como finanças, gestão de pessoas, mercado, vendas e serviços ao cliente devem ser levadas em considerações.

  Gerenciar sua própria empresa requer muitas outras tarefas desde o planejamento, projetos, sustentabilidade, valores, política da empresa e atendimento na área tecnológica.

É preciso analisar minuciosamente todos os pontos relacionados ao financeiro e rendimentos da empresa. Para ter sucesso na gestão deve se ter conhecimento e organizado.

Ser um farmacêutico que atua em drogaria é Supervisionar e orientar os processos de aquisição dos produtos farmacêuticos.

É interpretar e estabelecer condições junto a equipe para o cumprimento das legislações.

É estabelecer critérios, além do domínio científico para fazer avaliação de prescrição e indicação farmacêutica.

É ser humano, e orientar tratando os clientes primeiramente como pacientes, esclarecendo e informando-os corretamente.


Edcarlos Vergino da Silva / Empresário e Farmacêutico – Drogaria MedFarma 

Ser farmacêutico é algo que eu me apaixonei com o tempo, trabalhar com o público, ajudar as pessoas fazem meus dias mais felizes!

Para você ter um negócio que dê certo, primeiramente você tem que fazer o que gosta e fazer com amor! Ter atenção em cada detalhe e sempre se reinventar para atender seus clientes! Seguir se reinventando é pra mim o que mais gera resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!