Como equilibrar e manter o foco da sua empresa diante de adversidades

Como equilibrar e manter o foco da sua empresa diante de adversidades

O varejo farmacêutico é um dos únicos segmentos que não tiveram grande impacto, e isso é um ponto muito positivo para os donos de empreendimentos nesse ramo. Mas o que é crise? Como definir? Quando realmente perceber que chegou e precisamos tomar medidas que diminuam o impacto negativo nas suas vendas? Como se sentir mais seguro diante de um processo de pandemia, num momento adverso, com mudanças nas rotinas, instabilidade econômica, e crise humanitária mundial? O cenário está favorecendo a perda da estabilidade emocional, porém é imprescindível se concentrar no que é possível fazer para manter sua estabilidade. 

A crise pode ser definida de um modo geral quando os custos de aquisição (investimento feito em marketing e vendas para manter a empresa visível e custo para manter o cliente na empresa) são maiores do que os lucros da empresa. Ocorre quando literalmente os clientes não possuem dinheiro para adquirir seus produtos ou quando eles já se tornam realmente escassos. 

E qual atitude você deve ter nesse momento? Trabalhe sua lista de clientes cadastrados, faça listas de transmissão (whastapp), telemarketing, ofereça ofertas diariamente, ofereça conteúdo de qualidade e ofereça produtos relevantes a cada cliente. É mais fácil vender para clientes veteranos, o seu esforço também é menor. Saiba manter um canal de relacionamento com esses clientes para os atrair.

Outra dica é sempre passar segurança e credibilidade aos clientes. Mas, como passar essa percepção? Oferecendo produtos de qualidade com preços justos, tendo serviços de qualidade, mantendo a empresa como ponto de saúde, deixando claro qual é o foco da empresa, seja o bem-estar ou preço justo. Saber criar estratégias que mantenham essa ideia fixa e sólida para os clientes é importantíssimo.

Saiba tomar decisões sem deixar o medo te atrapalhar, mas como? Primeiramente não decida nada sozinho nem com a cabeça cheia de outros problemas. Confie na sua equipe, apresente o problema e faça uma pergunta simples: “Como solucionamos de forma inteligente esse problema?” ou ,”Qual solução mais viável com menor custo para a empresa?” e assim planejar a melhor decisão, com os pensamentos calmos e focados. Tenha uma mente inabalável, mas isso é uma escolha, ao invés de se concentrar em dor e/ou prazer, saia da zona de conforto e enfrente qualquer problema de forma inteligente. Pare diante dos acontecimentos e pense na melhor forma de resolvê-los.

Motive sua equipe, trate-os como sócios, deixe-os sempre conectados com o que está acontecendo em sua empresa. Eles sabem a sua história e estão diretamente em contato com os clientes. O atendimento melhora e os clientes valorizam o ambiente e o atendimento. Invista em sua equipe, informe, dê treinamentos, informação é fundamental para conhecer os produtos e medicamentos, e saber lidar com perguntas e necessidades sobre os produtos.

Evite rupturas, saiba trabalhar seu estoque de forma inteligente. Uma função existente no seu Software de Gestão é a curva ABC, com ela você saberá dosar o que tem necessidade e o que não faz diferença em suas vendas, desse modo você pode comprar de forma focada no que os clientes procuram, sem desperdiçar e reter capital da empresa em forma de estoque.

Não existe um manual para gerir uma empresa. Ter um futuro brilhante é uma escolha, e você deve ter em mente que precisa estudar e trabalhar para ter o seu sucesso. A emoção é combustível para ação, mas precisam ser direcionadas adequadamente. Saiba contê-las de forma que suas ações sejam totalmente pensadas. Os desafios chegaram e as adversidades também, porém o segredo é se preparar, 2021 está em nossas mãos!

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