Como fazer gestão da equipe

Como fazer gestão da equipe

O gestor sempre terá funções como organizar, planejar, controlar e definir estratégias. Essas são algumas das definições básicas para esse cargo. Já o Gestor de Pessoas é aquele indivíduo que possui capacidade de ajustar as pluralidades e adversidades individuais da sua equipe com suas habilidades. Um gestor de pessoas é alguém que exerce uma liderança sem que seja considerado o “chefe” e sim como uma autoridade respeitável.

O  verdadeiro gestor possui um conjunto de interfaces de gestão e desenvolvimento de pessoas. Ele sabe que gere talentos e não pessoas. O gestor é alguém que possui liderança e poder, e exerce com maestria e pensamento coletivo com objetivo de servir.

Existem diversos modelos de liderança e gestão baseados em empresas bem sucedidas. Mas o que é bom para uma empresa pode não ser para outra. Os métodos já criados devem ser como a bússola e mostrar a direção, como o próprio mercado muda, as definições também devem ser adaptáveis.

Uma primeira dica para organizar e liderar seu time é ter um olhar crítico que identifique os pontos fortes e fracos de cada integrante de acordo com sua personalidades e bagagens. Dessa forma é possível descentralizar suas atividades, distribuindo-as de acordo com os pontos fortes da sua equipe. Os talentos de cada um podem ajudar nas diferentes atividades, e os aperfeiçoar. Numa equipe não deve existir funcionário estrelinha, e sim talentos a serem explorados para serem aperfeiçoados cada vez mais.

A segunda dica é ter uma postura de respeito, sempre! Os colaboradores devem se sentir incentivados por você e enxergar em você um espelho para eles. Todos os bons exemplos devem partir de você líder. Quando um líder pisa na bola, erra em determinado momento, ele pode estar despertando um sentimento de revolta e injustiça que desmotiva a equipe, por tanto seja claro e objetivo nas ações sempre prevendo o lado positivo de cada situação.

A terceira dica é, você como líder, precisa estar atualizado e absorver bastante conteúdo. O saber tem que passar a ser seu braço direito. O conhecimento e boa cultura atrai colaboradores cultos e instruídos para os cargos. O conhecimento também fará o ambiente de trabalho mais seguro e confiável, em treinamentos ou atuação no balcão, o conhecimento é indispensável. Quem fica na empresa sabe da cultura e se destaca por se identificar com a empresa. 

Seja um coach da sua equipe, esteja ali para dar suporte e oferecer conhecimento. O Gerente de pessoas ideal, além de conhecimento científico da área, precisa ter vasta experiência para saber lidar com as situações do cotidiano da sua rotina profissional. 

Esperamos que essas 3 dicas ajudem você Gestor a definir o seu formato de liderar e desenvolver os talentos na sua Drogaria.

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