Como os medicamentos são transportados até uma Drogaria

Como os medicamentos são transportados até uma Drogaria

Devido ao fato de possuir grande influência na saúde e bem-estar da população, a fabricação, o armazenamento, manejo e como os medicamentos são transportados até uma drogaria são etapas que merecem o máximo de atenção possível em sua execução.

Mesmo antes de serem transportados até as farmácias, os medicamentos passam por um longo e meticuloso estudo logístico para que nenhuma de suas propriedades seja perdida durante o transporte.

Dessa forma o gestor da drogaria, assim como seu fornecedor, devem tomar muitos cuidados no trajeto entre a produção (indústria) e a venda (varejo), pois um pequeno erro pode ocasionar danos à saúde das pessoas.

Se você pretende empreender no ramo de farmácias deve se atentar a todos esses fatores, ter consciência que é um trabalho bastante meticuloso e não passível de erros.

Diante das dificuldades desse processo, e buscando sempre trazer informações que garantam segurança ao seu negócio, hoje viemos falar um pouco mais a respeito de como os medicamentos são transportados até uma drogaria!

Regulamentação

A distribuição de medicamentos e demais produtos farmacêuticos é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), responsável pelo manual “Boas práticas no transporte de medicamentos” publicado no Diário Oficial da União do dia 09/10/2020.

A Resolução RDC nº 430/2020 dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos entrou em vigor no dia 16 de março de 2021 com prazo de implementação total de 1 ano. Mas de imediato:

– Revoga a RDC nº 304/2019 e a RDC nº 360/2020.

– Restaura a Portaria SVS/MS nº 802/1998 e a RDC nº 320/2002.

E ainda revogou a Portaria nº 802/1998 e a RDC nº 320/2002 à partir de 16/03/2021, data de entrada em vigor da RDC nº 430/2020.

Dessa maneira, para que a distribuição e transporte desses medicamentos sejam realizados de forma segura e eficiente, diversas normas, entre elas harmonização nas condições de transporte, condições sanitárias, manutenção de limpeza e proteção das aberturas (portas e janelas) contra entrada de insetos, roedores, aves e demais insetos, são aplicadas.

Buscando, dessa forma, o melhor trato desses produtos e a garantia de que sua eficácia será aproveitada ao máximo pelo consumidor.

Emprego do veículo adequado

Buscando manter a integridade dos medicamentos, representada pelos princípios ativos, durante e após o transporte, esse processo exige o emprego de veículo adequado com temperaturas rigidamente controladas.

Produtos como vacinas e insulinas, por exemplo, em sua grande maioria, devem ser transportadas em locais com temperatura variando apenas entre 2 e 8°C.

Além disso, a rota que este veículo irá percorrer também deve ser escolhida com muito cuidado, afinal os produtos ali armazenados são de extrema importância.

Assim, a escolha deverá ser pelo caminho que ofereça maiores níveis de segurança, evitando estradas propícias a acidentes, locais com temperatura muito elevada, trajetos com trânsito dificultoso, e demais fatores que podem prejudicar a condição em que o produto é transportado até a drogaria.

Armazenamento

Aprimorar o armazenamento é sempre muito importante, principalmente na hora de comercializar o produto final. Mesmo sob supervisão, a indústria e os centros de distribuição devem encaminhar todas as especificações dos medicamentos às farmácias.

Manter a estabilidade do medicamento é essencial para controlar os problemas subsequentes na saúde das pessoas. Certos processos, como inspeção detalhada do produto (incluindo documentos do pedido), armazenamento eficaz, prevenção de danos físicos, furtos, preservação (cumprimento de cada requisito de armazenamento) e confirmação de que tudo está pronto para ser entregue ao paciente são processos indispensáveis no manejo dos medicamentos.

Apenas tomando todos esses cuidados poderemos garantir a plena eficácia desses produtos tão importantes para a saúde e vida da população.

O que achou de conhecer um pouco mais a respeito do transporte de medicamentos até uma drogaria?

Como você pode ver são inúmeros os cuidados que devem ser observados nesse processo, e são surpreendentes para quem não os conhece e apenas os encontra na farmácia mais próxima, não é?

Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas a esse respeito. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!