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Identifique o posicionamento e o melhor modelo de negocio para sua farmácia ou drogaria

Identifique o posicionamento e o melhor modelo de negocio para sua farmácia ou drogaria

Para a farmácia conquistar mais clientes é importante saber identificar o posicionamento da drogaria e escolher o melhor modelo de negócio para atuar. Por isso, é fundamental conhecer o perfil do consumidor, quais são as principais necessidades e expectativas que precisam ser atendidas durante as compras.

No varejo farmacêutico existem muitos tipos de modelo de negócio que são aplicados. Os modelos conhecidos e difundidos no Brasil são: Convencional, Popular, Misto e as novas Drugstores. Para obter sucesso em seu negócio, procure identificar qual dos modelos é o mais indicado para a sua farmácia.

Modelo Convencional

É aquele modelo de negócio que a farmácia trabalha com um mix variado de produtos. Seu público-alvo é diverso, sendo possível encontrar medicamentos de referência (também conhecidos como medicamentos de marca); medicamentos similares, medicamentos genéricos, perfumarias e correlatos.

Entenda o modelo de negócio de uma farmácia tradicional

Serviços como aferição de pressão, aplicação de injetáveis, assistência farmacêutica ou manipulação podem oferecidos no modelo convencional de farmácia. É importante ressaltar que nesse modelo, não há um direcionamento claro, o que permite um marketing seja mais abrangente.

Modelo Popular

Esse modelo de negócio tem um posicionamento de marketing mais agressivo. O foco da estratégia é a precificação agressiva e uma estrutura simplificada de atendimento, pois o esse tipo de farmácia prioriza a redução no custo operacional.

Qual a diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais

O foco está na venda de medicamentos genéricos e similares, que proporciona um giro muito rápido. A oferta de serviços farmacêuticos, serviços de entregas e manipulação de medicamento é praticamente inexistente.

Modelo Misto

O modelo Misto é o mais adotado no país. O marketing tem como foco a venda de medicamentos genéricos e similares, mas também oferece uma boa variedade de produtos de perfumaria e higiene. As marcas oferecidas são consideradas populares e com menor preço.

Modelo Drugstore

Esse modelo de negócio vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Nele, é possível encontrar praticamente de tudo: refrigerantes, sorvetes, enlatados, chocolates, utilidades domésticas, produtos de limpeza, são alguns exemplos. O surgimento desse modelo supre a necessidade dos consumidores pela praticidade e conforto, cada vez mais presentes nas grandes cidades.

Vale lembrar que há uma série de regras específicas para esses locais, o ambiente onde é vendido os medicamentos deve ser separado dos demais produtos. Além disso, é preciso ficar atento à legislação vigente para saber quais produtos são permitidos na área de vendas.

Saber a diferença entre cada modelo de negócio no varejo de farmácia é fundamental para planejar e saber atuar no mercado com eficiência. Se você deseja abrir uma farmácia, o mais importante é entender o público da região e analisar os concorrentes que já estão funcionando.

Veja como eles trabalham e estude as estratégias aplicadas. Lembre-se que copiar uma loja que já funciona sempre te deixará para trás. É essencial saber o que os concorrentes fazem, mas é preciso ser original e ter uma estratégia bem definida para alcançar o sucesso.

Aprenda a reduzir os custos da farmácia

Há muitos estudos de marketing e administração para analisar a concorrência. Um deles é o SWOT. Esse modelo trabalha com as características de Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças. Esses quatro pontos são essenciais para pensar o negócio que você executa e as ameaças externas relacionadas ao segmento no local onde você pretende atuar.

Se você já possui uma farmácia, avalie as necessidades locais dos seus clientes e o quanto eles estão satisfeitos com os serviços da sua loja. Pesquisas de satisfação são muito importantes para entender o pensamento do cliente e a imagem da loja na região.

Assim, fica mais fácil identificar o seu posicionamento ou mesmo para qual modelo de negócio deseja direcionar a sua farmácia.

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