Na sua drogaria tem produtos adequados para pacientes da diabetes?

Na sua drogaria tem produtos adequados para pacientes da diabetes?


Falamos sobre alguns conceitos de diabetes e seus diferentes tipos neste artigo. Sabe-se que os pilares responsáveis pelo equilíbrio da glicemia é a boa alimentação, atividade física e em muitos casos medicação. Atualmente existem 7 tipos de insulina sendo comercializada no Brasil, a NPH, Regular, Glargina, Determir, Aspart e Glulisina, essas insulinas se diferenciam entre si pela ação rápida, ultra-rápida, lenta e pré-misturada. 

A título de conhecimento vamos relembrar que as insulinas têm uma forma específica para ser acondicionada (refrigerada de 2°C á 8° C) e por serem proteínas não podem ser agitada, pois perdem sua estabilidade física.

Os locais recomendado para as aplicações são:

A maioria dos pacientes que necessitam de controle rigoroso da glicemia, sofrem com as famosas picadas para aferir a glicemia e aplicar a insulina. Há casos de pacientes que aplicam a medicação mais de 16 vezes ao dia. Isso gera estresse, dor, lipodistrofia e lipo-hipertrofia (fibroses no tecido adiposo).

Nos últimos anos as indústrias passaram a dar mais atenção à esses pacientes. Podemos perceber que vários produtos foram criados com o objetivo específico de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Os produtos que auxiliam durante a aferição de glicemia, com a tecnologia de diminuir a dor são: Lancetadores (canetas com agulhas mais finas e disparos rápido e indolores), Sensores (um dispositivo que é fixado no antebraço de forma intradérmica com sistema flash para monitoramento da glicose), são alguns exemplos.

Existem também implantes de silicone (I-PORT) para facilitar as aplicações de insulinas, esse produto é fixado na barriga do paciente com um fixador próprio que introduz uma cânula onde dará acesso às aplicações. Dura  três dias ou 75 aplicações, podendo ser substituído por um novo. Sua aplicação é rápida e indolor. Outro dispositivo é a bomba de insulina, que substitui as picadas por uma cânula maleável que dispara as doses de insulina conforme a necessidade do paciente. 

Não podemos deixar de citar os adoçantes, alimentos e suplementos diet, que melhoram a qualidade de vida já que podem substituir alimentos de alto índice glicêmico e facilitar o controle da glicemia.

Os cremes hidratantes para tratar a pele ressecada dos pés, comum em pacientes diabéticos, alguns com princípios ativos capazes de hidratar a pele de uma forma mais intensa, diminuindo o ressecamento de extremidades como cotovelos, pés e joelhos.

Os produtos exclusivos para esses pacientes estão dando espaço para drogarias se especializarem. Muitas delas têm um espaço reservado específico para expor somente esses produtos, facilitando muito para o público alvo encontrar o que procura, e se informar através dos atendentes sobre as novidades relacionada aos produtos para diabéticos.

Conhecimentos específicos alinhados ao perfil do seu público podem gerar uma melhor experiência de compra e fidelização. Um atendimento especializado além de garantir maior satisfação e qualidade de vida ao seu cliente pode incrementar o seu ticket médio com a venda dos produtos complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!