O impacto da fachada da farmácia no faturamento

O impacto da fachada da farmácia no faturamento

Com o crescimento do número de farmácias em todo o país, está cada vez mais difícil encontrar diferenciais competitivos para se destacar da concorrência. Entretanto, um deles, que jamais deixará de impactar o faturamento, é a fachada do estabelecimento.

Imagine que você esteja andando pela rua e se depara com duas drogarias, uma ao lado da outra. Na fachada da primeira, fica difícil ver a placa, pois há vários cartazes de propaganda na vitrine. Além de estar parcialmente oculto pela propaganda, o expositor também é montado de forma confusa, não havendo relação clara entre os itens e os preços.

Por outro lado, a aparência da segunda loja tem um aspecto “mais limpo”, sem objetos poluindo sua visão, com um logotipo que destaca a marca (sem exageros), mostrando os produtos mais atraentes e vitrine bem iluminada, tudo a contribuir para uma boa visualização. 

Em qual você entraria?

Sua resposta a essa pergunta reflete um comportamento muito comum entre os consumidores da maioria dos setores de varejo, e com a farmácia não é diferente. Isso ocorre porque a imagem comercial é a primeira impressão que qualquer pessoa tem de uma empresa. Quantas vezes você não entrou em um lugar por se sentir atraído pela sua “imagem externa”?

Segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, realizada pela Qualibest, primeiro Instituto de Pesquisas online do País (com mais de 250 mil usuários cadastrados), 63% acham que a fachada é fundamental para identificar a marca; 59% identificam se a loja combina com seu gosto pela fachada. E, analisando a fachada, 57% dos entrevistados decidem se vão entrar na loja ou não.

Dessa forma, a simples aparência da entrada de seu estabelecimento definirá se o consumidor irá, de fato, consumir e consequentemente aumentar a receita da sua empresa.

Assim, dada a importância desse aspecto, hoje viemos falar do impacto da fachada da sua farmácia no faturamento do seu negócio.

A seguir elencamos uma série de 3 benefícios advindos do investimento na fachada que, consequentemente, trarão benefícios ao faturamento da sua drogaria. Confira!

  1. Fortalece     a imagem da sua marca

Independentemente da localização da sua farmácia, o reconhecimento da marca sempre terá uma grande influência nas escolhas dos clientes, e consequentemente em seu faturamento. Uma das maneiras de tornar sua marca reconhecida e lembrada é por meio de uma bela fachada. Afinal, quando pensamos em uma marca, o que nos vem à mente é a imagem “frontal” de sua loja física.

Por meio de uma aparência comercial bem planejada, será mais fácil para o consumidor perceber a marca de sua farmácia de forma nítida em sua memória, ter desejo pelos produtos que você vende, se aproximar da loja, se relacionar com sua empresa, possibilitando, assim, a criação de novas oportunidades de vendas e um significante aumento no faturamento no longo prazo!

Atualmente, a loja física não deve ser apenas um ponto de venda, mas uma extensão das necessidades do cliente. No entanto, isso só pode ser feito se a interação com o cliente começar pelo lado de fora do estabelecimento. Pois somente após o impacto causado pela aparência visual do estabelecimento é que os clientes voltarão sua atenção aos produtos e preços e consumirão.

  1. Acelera as vendas

Como dissemos, a venda em sua farmácia começa na vitrine. Apresentar seus produtos de maneira simples, harmônica e visualmente agradável consequentemente agiliza esse processo e provê uma receita muito maior.

Para um consumidor que desconhece sua marca, mas se interessou pelo que sua loja oferece, quanto menos obstáculos houver em sua fachada, maior é a possibilidade dele entrar e comprar.

Acessando mais facilmente as informações que precisa no momento em que passa na frente da loja, mais disposto está em buscar mais informações, estimulando sua curiosidade. Esse incentivo visual, aliado a uma equipe de vendas capacitada, com certeza aumentará o faturamento de sua farmácia.

  1. Diferencia sua identidade frente à concorrência

O design da fachada da sua farmácia também pode ser um excelente investimento para salientar os pontos positivos da sua identidade. Se o seu ponto de venda está situado em um local com muita poluição visual e ampla concorrência, a fachada irá vencer a concorrência por si só, e assim os clientes de outros negócios irão consumir em seu estabelecimento e consequentemente aumentar seu faturamento.

Vale ressaltar que em se tratando de comunicação visual, a fachada comercial é uma das mais poderosas ferramentas de concorrência contra todas as drogarias próximas à sua. Com uma fachada simples ou moderna, é preciso se destacar.

Ao “adquirir” esse destaque, os consumidores locais irão se fidelizar à sua marca e aumentar muito seu faturamento!

Gostou de saber sobre o impacto da fachada da farmácia no faturamento?

A compra do cliente se inicia antes mesmo dele entrar na drogaria, por isso damos tanta importância a uma fachada comercial.

Se você nunca tinha se atentado a isso, comece agora e verá como os resultados te surpreenderão!

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