Os impactos da pandemia no mercado farmacêutico

Os impactos da pandemia no mercado farmacêutico


O Covid-19 se tornou uma preocupação mundial e foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse novo cenário impactou o mundo todo, trazendo pontos positivos para alguns setores e negativos para outros. Nesse contexto, nos questionamos quais foram os impactos da pandemia no mercado farmacêutico? Nessa leitura responderemos essa pergunta com foco nas dificuldades e oportunidades. Acompanhe conosco.

As dificuldades e desafios enfrentados com os impactos da pandemia no mercado farmacêutico

Os impactos da pandemia no mercado farmacêutico acarretaram uma forte pressão na equipe técnica responsável pelo desenvolvimento e produção de uma vacina rápida e eficaz contra o Covid-19. Além disso, o trabalho aumentou para conferir garantia de abastecimento de estoques de medicamentos e também das entregas e vendas virtuais.

Toda essa situação trouxe inúmeros desafios, principalmente nos estoques das farmácias e na variação de custos em um mercado tão competitivo. Uma das maiores dificuldades se encontra na impossibilidade de importação de matéria-prima, excesso de carga paradas em portos, redução na quantidade de carga e suspensão de voos internacionais.

Em paralelo, os impactos da pandemia no mercado farmacêutico também fizeram os custos aumentarem, com constantes reajustes nos preços dos insumos.  Essa situação se fez presente em todo o sistema de saúde, dos hospitais às farmácias. Ademais, a redução de consumo de outros setores dentro das farmácias, principalmente os itens de beleza não essenciais caíram drasticamente.

 Na tentativa de solução, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem buscado solucionar o problema de abastecimento de estoques. A boa notícia é que apesar dos problemas de importação, as farmácias trabalham com ciclos de produção de 180 dias, garantindo um efetivo controle de estoque durante esse período. Por conta disso, os estoques farmacêuticos não foram muito afetados.

Entretanto, o aumento do dólar em mais de 30% e a dificuldade de transporte marítimo de matérias-primas, obrigando o uso do transporte aéreo, elevaram os valores dos insumos, gerando prejuízos econômicos para todo o setor farmacêutico.

 Além do aumento da matéria-prima, a redução de consumo e aumento de preços, o mercado ainda lida com a incerteza quanto as vacinas em desenvolvimento, situação que agrava ainda mais os impactos da pandemia no mercado farmacêutico.

As oportunidades geradas após os impactos da pandemia no mercado farmacêutico

A pandemia aumentou as aplicações da Telemedicina e o Engajamento Digital, garantindo que as atividades médicas e farmacêuticas não parassem. Além disso, a evidência tecnológica fortaleceu o e-commerce, que virou um grande concorrente das lojas físicas e tende a continuar nos próximos anos. Até mesmo a IA – Inteligência Artificial passou a ser uma esperança para identificar padrões e acelerar pesquisas.

O processo de automação ganhou alta principalmente nas indústrias, com a utilização de robôs para a armação das embalagens, carga e descarga de itens. A tecnologia garantiu a eficácia nos processos e a desnecessidade de contratar colaboradores, que poderiam colocar suas vidas em risco com as aglomerações de equipes.

Outro ponto que ganhou força foi o teletrabalho dos pesquisadores, permitindo o cumprimento do isolamento social. Portanto, a transformação digital foi uma das principais oportunidades que a pandemia trouxe para o mercado farmacêutico, impactando em diversas áreas desse segmento, garantindo as vendas, produção e muitos outros processos.

Com o impacto na renda do consumidor, os medicamentos genéricos passaram a ser mais buscados, aumentando a ampliação deles no mercado de consumo. As farmácias de bairro passaram a ganhar relevância no mercado, pois a população passou a buscar as lojas mais próximas de suas residências procurando manter o isolamento social. 

A pandemia trouxe, ainda, modificações nos modelos das lojas físicas, ressaltando o conceito de drusgtore, onde o foco está na conveniência e oferece diversidade de produtos não medicamentosos, como artigos de higiene e beleza, alimentos, bebidas e até mesmo itens de pet shop. Esse modelo é muito utilizado nos Estados Unidos como Wallgreens e CVS e favorecem a ampliação das opções de produtos dentro das farmácias, alavancando as vendas.

Você já conhecia todos os impactos da pandemia no mercado farmacêutico?

Como vimos, os impactos da pandemia no mercado farmacêutico trouxeram dificuldades, desafios e oportunidades. As farmácias se tornaram verdadeiros refúgios, onde o consumidor pode encontrar tudo o que precisa em um só lugar: saúde, bem-estar, suplementos, higiene, itens de beleza e cuidados. Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

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