Por que tornar sua drogaria um ponto de descarte de medicamentos vencidos?

Por que tornar sua drogaria um ponto de descarte de medicamentos vencidos?

Já pensou em instalar um ponto de descarte de medicamentos vencidos na sua drogaria? Se ainda não o fez, veja a seguir por que isso é tão importante!

O impacto do descarte de medicamentos vencidos ao meio ambiente

De acordo com a ANVISA, os medicamentos são classificados como resíduos químicos, por isso, é necessário descartá-los de forma especial.

Contudo, por causa da falta de regulamentação e informação da população, os consumidores descartam cerca de 30 mil toneladas de medicamentos vencidos todos os anos, e grande parte das pessoas fazem o descarte no lixo comum ou na rede pública de esgoto.

Mas, qual impacto o descarte incorreto de medicamentos vencidos causa no meio ambiente?

Quando descartamos medicamentos na rede de esgoto, por exemplo, as suas propriedades químicas permanecem na água mesmo após o tratamento. Então, quando essa água contaminada chega aos rios, oceanos e lagos, ela afeta a sua fauna.

Outro perigo do descarte de medicamentos vencidos sem o tratamento adequado é a contaminação do solo e das pessoas que manipulam esses resíduos sem proteção. Quando são descartados com o lixo comum esses remédios vencidos liberam substâncias tóxicas que afetam o equilíbrio do meio ambiente e a saúde dos animais e dos seres humanos.

E o problema pode ser ainda maior no caso dos antibióticos, uma vez que eles ajudam no surgimento de bactérias resistentes. Além disso, como grande parte dos municípios brasileiros ainda contém lixões a céu aberto, existe o risco de animais se alimentarem desses resíduos tóxicos e se transformarem em vetores de doenças.

Sem dúvida, todos precisam fazer o descarte de medicamentos vencidos corretamente. Mas, como as drogarias podem ajudar nesse sentido?

Logística reversa de medicamentos: incentive o descarte correto de resíduos químicos!

A melhor forma de evitar (ou pelo menos minimizar) os efeitos do descarte de medicamentos vencidos é adotando a nova Logística Reversa de Medicamentos. O Decreto 10.388, que entrou em vigência no dia 3 de dezembro de 2020, tem como objetivo dar o destino correto aos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, fazendo com que eles retornem ao distribuidor ou ao fabricante.

Para isso, a logística reversa de medicamentos prevê a instalação de pelo menos um ponto fixo de descarte de medicamentos vencidos a cada 10 mil habitantes. Embora a medida aprove a implementação do ponto em outros tipos de estabelecimentos, o ideal é que ele esteja em uma drogaria.

Após os consumidores descartarem os medicamentos nos pontos de coleta, as drogarias deverão registrar os dados dos remédios coletados no Sistema Nacional de Informações sobre Gestão de Resíduos Sólidos. Em seguida, o estabelecimento encaminhará esse resíduo químico para o tratamento de incineração ou co-processamento, para só então descartá-lo em aterros especiais.

De acordo com o Decreto 10.388, o prazo máximo para implementação dessa medida é de 2 anos para as cidades com mais de 500 mil habitantes, e 5 anos para as com mais de 100 mil.

Ademais, o Ministério do Meio Ambiente é quem será o responsável por fiscalizar a implementação do novo decreto. Então, em caso de descumprimento, os infratores poderão responder por dano ambiental.

Como a sua drogaria pode colaborar?

De fato, instalar um ponto de descarte de medicamentos na sua drogaria ajudará a diminuir o impacto ambiental. Porém, precisamos fazer muito mais do que isso!

A maioria da população faz o descarte incorreto de resíduos por falta de informação. Por isso, é importante treinar os colaboradores e os consumidores sobre as boas práticas de descarte de resíduos químicos.

Além disso, torne o seu ponto de coleta conhecido para a população próxima à sua drogaria. Assim, eles sempre recorrerão a você quando precisarem fazer o descarte de medicamentos vencidos trazendo até a sua loja novos consumidores..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!