Principais treinamentos para a equipe de uma Drogaria

Principais treinamentos para a equipe de uma Drogaria


Os treinamentos são formas simples de padronizar as ações internas da empresa, de informar e qualificar os funcionários de acordo com sua função, ética e melhor performance profissional. Por esse motivo temos elencamos aqui uma sequência de treinamentos que são importantes para qualificar ainda mais sua empresa.

Ética profissional

Primeiramente a equipe deve estar ciente do que é ética profissional, e como ela impacta nas vendas. 

Comece falando sua definição, depois os impactos de não seguir.

Ser ético é ter um conjunto de condutas e valores que visam conscientizar e conduzir a postura e os comportamentos dos profissionais. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Dentro de uma empresa é um pilar fundamental para conquistar um atendimento de excelência e bom convívio com os colaboradores.

Rotinas

Descreva quais são as rotinas diárias da drogaria, cite-as e explique a quem têm responsabilidade para cada função.

Podemos citar algumas rotinas como: controle de entrada e saída de produtos, conferir, repor e armazenar mercadoria, atender e aviar receituários, finalizar vendas no caixa etc.

Saber criar uma logística de atendimento para cada cargo ajuda a desenvolver um  melhor atendimento, sendo este mais rápido e eficiente.

Organização e armazenamento de produtos

Geralmente cada funcionário possui uma sessão, onde terá que cuidar das validades, reposição e limpeza para estabelecer organização, sempre respeitando as boas práticas farmacêuticas (RDC 44).

Gestão de compra e estoque

Falar sobre o mecanismo de compra, e as operações da empresa ajudará os funcionários a terem uma visão ampla sobre sua função e suas responsabilidades nos resultados da empresa.

Venda e atendimento

Nessa etapa é preciso ensinar a forma correta de abordar o cliente, atende-lo eticamente, como ser ágil, e qualificá-lo para fazer as vendas, mostrar os perfis de clientes, e padronizar tudo para que foque num atendimento padrão de qualidade.

Noções de primeiro socorros e doenças mais comuns

É preciso ensinar os primeiros socorros para a equipe, pois a drogaria é um estabelecimento de saúde, por esse motivo, podemos presenciar pacientes com problemas de saúde, desmaio, pressão alta e mal estar após a injeção.

Biossegurança e coleta de resíduos

A biossegurança é um conjunto de normas e medidas empregadas para prevenir os trabalhadores de riscos biológicos e evitar acidentes de trabalho envolvendo os agentes biológicos, agindo diretamente na contenção e eliminação dos riscos de exposição. É fundamental que os funcionários saibam sobre o assunto, um exemplo de biossegurança é o uso de máscaras durante a pandemia, seu uso diminui o risco de contágio por covid-19 o que favoreceu que as drogarias ficassem abertas e mantendo seus serviços.

Assuntos relacionados ao cargo 

Por fim, descreva as atribuições específicas de cada cargo e passe o treinamento sobre os assuntos que têm mais relevância e condizente ao cargo, bem como seu aperfeiçoamento, sempre deixando claro sua importância na empresa.

Existe diversas vantagens em treinar regularmente seus colaboradores. A qualidade da equipe aumenta consideravelmente, diminui a rotatividade dos funcionários, reduz custos e aumentar as vendas e vale o investimento de tempo e o retorno financeiro é certeiro.

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