Os diferenciais para atender os clientes com necessidades especiais

Os diferenciais para atender os clientes com necessidades especiais


Vamos começar falando sobre os tipos de portadores de necessidades especiais que mais visitam à Drogaria, o que irá nos ajudar a identificar os pontos onde devemos melhorar em nosso atendimento. Muitos deles possuem deficiência auditiva e visual e alguns cadeirantes. Temos responsabilidade em criar um ambiente onde eles se sintam amparados e sejam respeitados.

Deficiência visual

Ao atender o cliente com deficiência visual saiba ouvir com atenção seus pedidos, repita as informações sobre a medicação ou produto quantas vezes forem necessárias para garantir que não haverá erro. Procure o acompanhar pelo lado esquerdo para que facilite sua locomoção dentro do estabelecimento e até sua condução até a porta. Na estrutura física um piso tátil faz a diferença para orientá-los por onde andar, então vale o investimento.

Nos EUA o Walmart e Sam’s Club estão vendendo um equipamento chamado ScripTalk, que lê os rótulos dos medicamentos para facilitar ao cliente portador de deficiência visual saber sobre sua medicação. As drogarias pedem gratuitamente para Walmart implementar a impressão de etiquetas em suas empresas e estas disponibilizam aos seus clientes gratuitamente. Não podemos deixar de citar os leitores de código de barras falantes portáteis que oferecem às pessoas com esta deficiência a capacidade de identificar qualquer item em seu ambiente. Esse aparelho lê tudo no rótulo da embalagem, incluindo ingredientes, informações nutricionais, instruções de preparo e tamanho da porção, o que facilita muito no dia a dia.

Além da inclusão e respeito, é direito de todos terem uma estrutura que os beneficie e melhore sua qualidade de vida. É muito provável que em um futuro breve essa tecnologia chegue ao Brasil e será um diferencial disponibilizar em sua Drogaria.

Deficiência auditiva

Os clientes surdos e/ou mudos sejam talvez os mais desafiadores, seria interessante ter alguém que saiba conversar em libras para facilitar a comunicação com o cliente. Esses clientes apesar de identificarem visualmente os medicamentos também necessitam de atenção. Tenha sempre certeza absoluta a respeito da medicação e do produto que pedirem. 

Nem sempre àquele que possui dificuldade na fala é surdo. Neste caso o que for dito por você será entendido normalmente por ele. Já no caso da surdez total o uso da escrita talvez possa facilitar facilitar a comunicação.

Cadeirantes

O atendimento aos cadeirantes são em tese mais tranquilos. Sua maior necessidade é estrutural, por exemplo, as prateleiras devem ser organizadas com distâncias que possibilitem a passagem da cadeira de rodas, e a estrutura física da drogaria deve comportar rampas de acesso, para facilitar a locomoção do cliente tanto na entrada e saída quanto no trânsito dentro do estabelecimento.

Essas são as dicas de melhoria estrutural e de atendimento. Mas o mais importante é sempre manter o respeito, a atenção se colocar no lugar dele e saber lidar com suas limitações.

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