Quatro passos para sua drogaria dispensar medicamentos corretamente

Quatro passos para sua drogaria dispensar medicamentos corretamente

Dentro de uma Drogaria temos uma grande responsabilidade na qual não podemos abrir mão, a dispensação racional. É algo muito importante para um estabelecimento de saúde. 

Muitos medicamentos podem ser confundidos pelo nome comercial ou Denominação Comum Brasileira – DCB por serem parecidos. O que pode acarretar em uma Reação Adversa a Medicamento – RAM e até ao perigo à vida do paciente. Por isso a atenção é fundamental.

 Mas qual a melhor forma de dispensar os medicamentos? Vamos enumerar neste artigo as principais formas de evitar qualquer erro de dispensação.

  1. Verificar a identificação do prescritor e a data que a receita foi prescrita, o tipo de receituário (de controle especial, notificação de receituários ou branca etc). Assim, se esse procedimento se tornar rotina para a drogaria, ficará mais difícil aviar as prescrições de controle especial.
  2. Observar os dados do paciente, idade, sexo, e se quem esta na drogaria é o títular da receita e ter certeza de que o paciente necessita mesmo da medicação. É necessário saber se a patologia do paciente terá resultados positivos com a medicação prescrita.
  3. Atenção ao pegar a medicação e sempre que puder confirmar com o farmacêutico se está correto comparando com a prescrição. Só dispense se tiver certeza de que a medicação é a mesma prescrita, se estiver ilegível, faça contato com o prescritor, e se o contato falhar, peça ao paciente para voltar a contactá-lo e confirmar a medicação.
  4. Dar todas as informações para uso correto e seguro daquela medicação prescrita, evitando as RAMs como superdosagem e subdosagem. Explicações como a importância de continuar o tratamento até o fim, falar sobre resistência bacteriana e reincidência se caso abandonar o tratamento pela metade, em casos de medicamentos contínuo falar sobre a importância de manter o tratamento e as consequências se caso não segui-lo.

Esses passos permitirão uma qualidade acima do normal em atendimentos no balcão da sua drogaria. A informação é a ferramenta que não podemos descartar dentro de um ambiente de saúde, tanto na área farmacêutica quanto na gestora de uma drogaria. Ter atenção redobrada evitará futuras intoxicação e superdosagem.

Essa postura de informar adequadamente o cliente demonstrará aos clientes um suporte que gerará confiança. Essas situações não são esquecidas facilmente, e por isso é uma arma para fidelizá-los. Dê sempre mais atenção!

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