Tudo sobre a atualização anual de preços

Tudo sobre a atualização anual de preços

Como de costume, com a chegada do mês de abril, há a atualização anual nos preços dos medicamentos. Este é o processo onde toda a indústria farmacêutica anuncia o reajuste em seus preços, influenciando desde a compra por parte do fornecedor, até a venda ao consumidor final.

Com a mudança sendo realizada nas diversas áreas relacionadas aos medicamentos, é necessário certa atenção ao comprar e precificar itens, isso irá evitar irregularidades e prejuízos.

É necessário bastante atenção no processo de precificação de produtos, afinal, é necessário ajustar-se ao novo PMC (Preço Máximo ao Consumidor).

Nesse artigo você entenderá a atualização de preços e terá algumas dicas de como realizá-la da melhor forma em seu estabelecimento.

Por que há uma mudança anual?

Com a instabilidade da economia nacional e também mundial, há uma variação de um ano para o outro nos preços. Isso acontece devido a fatores como a inflação e as mudanças de valores na matéria prima dos produtos.

Anualmente o preço dos medicamentos é ajustado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). Este é um órgão pertencente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e tem como principal objetivo regulamentar os preços de medicamentos no Brasil.

Como medicamentos são produtos indispensáveis para o tratamento de enfermidades, deixá-los sem um limite faria com que os fabricantes definissem o valor que quisessem nos produtos, isso afetaria muito o valor final para os consumidores.

Buscando evitar essa confusão e extrapolação de valores, foi criado o tão conhecido Preço Máximo ao Consumidor (PMC). 

O que é PMC?

O Preço Máximo ao Consumidor é a relação entre o Preço de Fábrica (PF) e a margem de lucro do produto. Este corresponde ao valor máximo que o ítem pode ser passado ao cliente. 

Caso o comerciante seja flagrado vendendo o produto acima do limite, pode ser caracterizado prática abusiva e o estabelecimento pode sofrer consequências dos órgãos de fiscalização.

Sendo assim, no momento da atualização, verifique a precificação na loja para mudança. Realizar o procedimento corretamente irá evitar a perda de clientes devido o alto valor ofertado do produto, além de multa.

Como realizar a atualização nos produtos?

A CMED, juntamente com a ANVISA disponibiliza a lista de preços dos medicamentos mensalmente, porém, as alterações de maior relevância são realizadas no mês de abril. Com um bom software de gestão, a importação dessa lista pode ser realizada com apenas alguns cliques.

A atualização pode realizar mudanças tanto em preços que estão subindo quanto os que diminuem, é importante realizar a alteração nos dois sentidos, pois como visto anteriormente, vender acima do PMC pode acarretar prejuízos e dano ao seu negócio.

É importante salientar que a lista emitida pela CMED representa o preço máximo do produto, porém, pode não ser o preço praticado no mercado. Fique atento às suas margens de lucro para que haja a melhor apresentação de preços possível aos clientes.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto ou precise de ajuda para atualizar, consulte o suporte de seu sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!