Como abrir uma filial da minha drogaria

Como abrir uma filial da minha drogaria

Conforme já mencionamos aqui no blog UNIFAR, as tendências para o varejo farmacêutico em 2021 são bastante promissoras. O aumento na demanda, e consequentemente no faturamento, tem levado muitos empresários a pensar na possibilidade de abrir uma filial da drogaria.

Por isso, criamos este artigo com alguns pontos importantes que você deve levar em conta para abrir uma filial com sucesso. Confira as dicas a seguir!

Busca de um ponto comercial

O primeiro passo no planejamento da abertura de uma filial de drogaria é a busca pelo ponto comercial. Aqui, alguns detalhes fazem toda a diferença para que o seu negócio decole desde o início.

Pense na visibilidade do local, ou seja, se o ponto fica num lugar visível para quem passa, tanto a pé quanto de carro; veja se o local é acessível para pessoas com deficiências; busque em bairros ou regiões nas quais você já tem algumas informações sobre o público e acredita que pode atender bem; analise a localização em relação a concorrência e verifique se o ponto possui estacionamento.

Temos um artigo especialmente sobre esse assunto que também pode te ajudar.

Organização de todas as documentações

Como na grande maioria das aberturas de um comércio, abrir uma filial de drogaria exige que você passe por alguns processos burocráticos. É preciso se atentar a legislação específica para o mercado farmacêutico.

Você vai precisar de alvará de funcionamento, laudo de vistoria dos bombeiros, certidão de regularidade, dentre outros tantos documentos. Aqui, contratar um profissional qualificado para te ajudar pode acabar economizando tempo e dinheiro no futuro.

Negociação com empresas fornecedoras

Já que estamos tratando da abertura de uma filial, assumimos que você já tem uma drogaria, e consequentemente empresas fornecedoras. Então essa negociação acaba sendo bem mais simples. Trata-se basicamente de acordar a logística de entregas no novo ponto comercial.

Contratação e treinamento de uma equipe

Como também já mencionamos no blog UNIFAR, manter uma equipe bem capacitada e motivada interfere diretamente nos seus resultados. Portanto, vale a pena se dedicar e investir um pouco mais aqui.

Você precisará contratar inicialmente um farmacêutico e um atendente geral. Conforme o negócio for crescendo, o time pode aumentar, com o recrutamento de outros responsáveis técnicos, atendentes, estoquistas e demais profissionais para agregar na drogaria.

Uma boa dica é pegar um de seus melhores funcionários da loja atual e colocá-lo durante um tempo para orientar e treinar os funcionários da filial.

Quanto aos treinamentos, você pode encontrar algumas recomendações neste artigo.

Implementação do sistema de gestão

Outro aspecto importante é a implementação de um sistema para a gestão da drogaria que possibilite a integração das lojas mantendo você atualizado constantemente sobre a situação de todas as lojas. E nesse ponto específico o UNIFAR pode te ajudar muito. Nós temos ferramentas de ponta para que você economize tempo nas tarefas operacionais e gere maior rapidez nos seus atendimentos.

Além disso, o Sistema Unifar inclui integração aos Programas de Benefícios – PBMs, emissão de nota fiscal, gerenciamento de pedidos eletrônicos, controle do operador de caixa, monitor de back-up, inventário de portas abertas e muito mais. E um suporte técnico altamente qualificado à sua disposição.

Vale a pena conferir e solicitar uma demonstração!

Montagem da drogaria

Feito tudo isso, você pode começar a pensar na montagem da drogaria em si. Pense em como os produtos serão organizados para gerar boa circulação e atender bem os clientes.

Você também pode contar com o apoio de alguns laboratórios, que oferecem um auxílio para manter certos produtos em pontos estratégicos. É uma boa dica para quem está começando e precisa de ajuda para investir no negócio.

Planejamento de divulgação da inauguração

Por fim, mas não menos importante, a inauguração. Quando a drogaria estiver pronta para abrir, com a documentação em dia, equipe de colaboradores contratada e devidamente treinada, estrutura física montada e estoque completo, é o momento da tão esperada estreia para o público.

Para garantir o sucesso da sua drogaria, vale a pena investir na divulgação do evento e atrair principalmente a comunidade local.

Finalizamos as dicas de hoje por aqui. Conte para gente, o que você considera essencial no momento de abrir uma nova filial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!