Um Bom Atendimento

Um Bom Atendimento

Em qualquer parte do mundo, um bom atendimento é primordial, pois é o principal canal de comunicação entre uma marca e seu cliente, que, por sinal, é um de seus principais geradores de lucros. Mas ainda muito se ouve sobre reclamações no atendimento de diversas companhias. Cada vez mais, é frequente os clientes receberem um mau atendimento, se deparando com profissionais despreparados para esse mercado.

Tendo como base este fator, hoje vamos explicar melhor do que se trata, verdadeiramente, um bom atendimento e como este pode fazer total diferença para alavancar os resultados de seus negócios.

Em que se baseia um bom atendimento ao cliente?

O bom atendimento está muito além de tratar o cliente bem. Ter excelência demanda muito profissionalismo e esforço para entender o que ele precisa, bem como suas reais necessidades. O mercado de hoje exige, que além de satisfazer aos anseios do consumidor, é fundamental criar um relacionamento, onde haja confiança, respeito e fidelidade. Isso somente pode ocorrer através do contato entre cliente e empresa, que se realizado com maestria, gera total engajamento.

Para conquistar e se relacionar melhor com o cliente, cada vez mais, as empresas vêm investindo em capacitação para seus colaboradores, pois é o bom atendimento ao público que faz toda a diferença. Já o contrário, pode levar uma negociação por água abaixo e até manchar a reputação da empresa perante seus atuais e futuros clientes.

Um bom atendimento começa já no primeiro contato. Muitos vendedores estão tão focados e preocupados em “vender”, que acabam esquecendo que o seu atendimento, na maioria das vezes, pode fazer toda a diferença, e é sim, fator primordial na hora da aquisição de um produto ou serviço.

A primeira impressão em vendas

Imagine que você está prestes a fazer uma compra e o primeiro contato foi pelo telefone. Se logo nesse primeiro contato o vendedor lhe atende super bem, com certeza, ao chegar na loja, pessoalmente, você fará questão de ser atendido pela pessoa com quem falou ao telefone. E se o vendedor nessa hora continua com o mesmo atendimento, mantendo a simpatia, educação e bom humor, as chances de efetivar a venda ficam ainda maiores.

Pratique a empatia

Para entender melhor o que é um bom atendimento ao cliente, comece primeiro se colocando na posição dele e veja como você gostaria de ser atendido. Imagine as situações em que você chegou à uma loja, por exemplo, e o vendedor abordou você te tratando com respeito, educação, ficou verdadeiramente interessado em solucionar o seu problema, entre outros comportamentos.

Tenho certeza que você se sentiu bem e bastante satisfeito com esta postura tão aberta e disposta por parte do atendente, não é mesmo?! Acredito que, além de buscar ter seus problemas resolvidos, através de produtos ou serviços que as empresas oferecem, o cliente também procura ser atendido por uma pessoa que lhe entenda, de forma genuína, e se coloque em seu lugar, para trazer soluções eficientes para atender as necessidades de seu dia a dia.

Adotando esta postura, fica mais fácil identificar que tipo de abordagem é a mais adequada para o seu negócio.

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Cuide da apresentação

O primeiro passo para um atendimento de excelência é realizar uma abordagem clara e objetiva. Isso quer dizer que é fundamental que o atendente cuide de sua apresentação, ou seja, fale o seu nome, a sua função, pergunte o nome do cliente e se coloque à disposição para ajudar no que for necessário.

Além disso, caso esse atendimento ocorra de forma presencial, independentemente do atendente estar vendendo algo ou não para o cliente, é importante também cuidar da aparência, utilizando uma vestimenta adequada, um perfume que não seja muito forte, barba sempre bem feita, maquiagem leve, entre outros pontos, que por mais que achemos que não fazem tanta diferença, no final das contas, algumas pessoas ainda observam e se apegam a esses pequenos detalhes.

Com isso, já no primeiro contato, o cliente se sente acolhido e, com o passar do tempo, se tornará ainda mais receptivo e as chances de fechamento de venda ou de resolução de um problema, aumentam consideravelmente.

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