Como fazer prospecção utilizando o marketing verde em sua farmácia

Como fazer prospecção utilizando o marketing verde em sua farmácia

Recentemente, no dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, representando toda a luta e medidas tomadas em prol da proteção do nosso planeta e da natureza.

Muito legal, mas o que isso tem a ver com a minha farmácia? – você deve estar se perguntando.

Bem, através de algumas ações e mudanças de hábitos é possível contribuir para a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que se realiza uma campanha de marketing para seu empreendimento farmacêutico.

Interessante, não é? Essa é a ideia por trás do marketing verde.

Esse conceito tem se popularizado muito e se transformado num fortíssimo diferencial competitivo no meio empresarial em geral, com as drogarias não é diferente.

Se você nunca ouviu falar ou não o aplica em seu negócio, não se preocupe. Hoje viemos falar sobre as principais maneiras de prospectar clientes utilizando o marketing verde!

Afinal, o que é o marketing verde?

O marketing verde é basicamente uma série de estratégias de publicidade em que são realizadas ações em prol da preservação do meio ambiente, depois essas ações são evidenciadas para o público consumidor.

Essas mudanças podem acontecer nos processos de produção, destruição ou venda de produtos.

Esse tipo de marketing vem crescendo muito, tornando comuns as práticas sustentáveis como meio de realizar prospecção para farmácias, principalmente em grandes centros urbanos.

Repare que o número de pessoas engajadas em proteger o planeta tem aumentado muito, principalmente com o crescimento da internet e das redes sociais.

Dessa forma, é expressiva a quantidade de pessoas que estão pesquisando a reputação das empresas antes de comprar produtos ou serviços. E essa reputação inclui acentuadamente como o estabelecimento lida com as questões ambientais.

Confirmando o tema abordado, segundo pesquisa feita pela agência de marketing estadunidense Union+Webster, 87% dos consumidores no Brasil preferem comprar produtos de empresas que são sustentáveis! Evidenciando a importância dessa modalidade no mercado contemporâneo.

Promova o descarte adequado de medicamentos

Essa é uma medida importante para orientar o consumidor no manuseio correto de medicamentos vencidos. A maioria das pessoas joga medicamentos vencidos no lixo comum ou até mesmo despeja-os diretamente no sistema de esgoto.

Este é um erro gravíssimo para o meio ambiente, pois essas substâncias acabarão entrando em mananciais, rios e ricas fontes de água, prejudicando os animais e as plantas que são nossos próprios alimentos.

Além disso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei nº 12.305 / 10 e no Decreto Federal nº 10.388, há previsão para o descarte adequado de medicamentos, que descreve a logística reversa de medicamentos domésticos vencidos ou não.

Temos um post que trata sobre como utilizar o descarte de medicamentos na sua Drogaria como uma ferramenta de venda.

Uma opção também é promover o descarte adequado de baterias de celulares e pilhas em locais específicos da sua drogaria. As baterias contêm metais pesados ​​como chumbo, mercúrio e lítio, que são prejudiciais aos seres humanos e à natureza.

Reduza o uso de papel

Já imaginou a quantidade de papel que sua farmácia usa todos os dias? Distribuindo rótulos nos medicamentos com a posologia, por exemplo? E mesmo as receitas recebidas pelos clientes em papel. A boa notícia é que você pode ajudar a reduzir gradativamente o uso de receitas físicas, ou seja, receitas impressas.

Hoje já existe a receita digital que não exige papel. É totalmente online e certificado por autoridades e agências de saúde. Comece a incentivar os clientes a solicitar prescrições virtuais nas consultas médicas e treine os funcionários para realizar essas operações.

Realize a separação do lixo reciclável

Essa ação é muito simples, basta colocar os lixos específicos em sua farmácia e incentivar seu uso correto.

De acordo com o tipo de material, já existe um local para tratamento separado. Por exemplo: resíduos orgânicos, lixo reciclável e rejeitos.

Uso de Energia Solar

Se o seu estabelecimento está em um local que seja possível a instalação de Placas Solares no telhado, procure imediatamente uma empresa para analisar a viabilidade da instalação e seus custos.

Além de ser uma ação verde, o uso de energia fotovoltaica pode gerar economia financeira.

Há alguns anos o uso de Energia Solar era extremamente caro e concentrado em poucas empresas. Ao longo dos anos esses custos foram reduzidos com a entrada de novas empresas no mercado. Hoje sua aplicação já é acessível a vários empreendedores e até mesmo em uso doméstico.

Além de realizar as ações que por si são extremamente importantes, lembre-se de divulgar essas ações aos seus clientes, isso irá fortalecer o seu relacionamento com eles e ainda os incentivaram a fazer o mesmo.

E aí, o que achou de conhecer as principais ações de marketing verde para farmácias?

Dessa maneira você irá contribuir para a preservação do planeta e para a maior geração de receita para seu empreendimento!

Comece a aplicar o marketing verde agora e veja o sucesso de seu empreendimento.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!