Passos para criar um cartão fidelidade em sua farmácia

Passos para criar um cartão fidelidade em sua farmácia

A retenção dos clientes de uma farmácia é uma das etapas da gestão que mais merece atenção. Afinal, essa métrica permite fazer uma análise da satisfação da pessoa ao ser atendida em seu estabelecimento.

Assim, como podemos reter clientes em farmácias quando o mercado farmacêutico é variável e incerto?

Isso é muito importante, pois com comprador fixo, o fluxo de caixa e a lucratividade da empresa serão sempre positivos.

Pois bem, uma das opções é o Cartão Fidelidade da sua drogaria. Com ele, os clientes podem se relacionar melhor com a farmácia vice-versa, valorizando quem mantém a preferência pela empresa.

No entanto, o Cartão Fidelidade Farmácia tem características próprias e requer um planeamento cuidadoso para ser eficaz para os clientes da farmácia.

Além disso, a fidelidade do cliente também proporciona menores custos de marketing para sua farmácia. Depois de entender isso, você deve se perguntar como fidelizar os clientes da farmácia na prática, certo?

É sobre isso que viemos falar hoje: fique com os passos para criar um cartão fidelidade em sua farmácia!

Conheça seu público-alvo

O fato de a loja possuir cartão de sócio de farmácia não torna o consumidor fiel à instituição para sempre. De acordo com os hábitos de consumo dessas pessoas, opte por prêmios exclusivos e ações promocionais para permitir que os clientes voltem a consumir.

Isso significa que quando os benefícios dos cartões de fidelidade são gerais, a tendência é reduzir a retenção do consumidor. Quanto mais específicos os benefícios, mais pessoas serão atraídas para voltar à farmácia para comprar.

Para obter os melhores resultados, o Cartão Fidelidade Farmácia deve basear-se nos hábitos de consumo pessoal de cada grupo de produtos.

É por isso que é importante ter um histórico de consumo do cliente. Isso só pode ser feito registrando-se os dados da pessoa no sistema da farmácia.

Determine como vai funcionar o sistema do cartão

Depois de entender os hábitos de compra do cliente, é necessário definir as regras do programa de fidelidade.

O mais comum é gerar pontos com base no valor de cada compra feita na farmácia. Por exemplo, a cada 10,00 reais gastos, o cliente acumula 1 ponto. Uma dica é basear no valor do ticket médio, que é o valor médio que cada cliente costuma gastar na farmácia. Por exemplo, se o gasto médio é de 35,00 reais, você pode pegar esse valor para gerar 1 ponto.

Lembre-se, é necessário escrever todas essas regras no papel, e coloca-lo em um local de fácil leitura para qualquer cliente que queira verificar as regulamentações na íntegra.

Utilize o software adequado

Neste ponto, você deve realmente imprimir o cartão fidelidade usando o layout que identifica sua farmácia. Se você não está familiarizado com design e arte criativa, pode contratar uma gráfica para desenvolvê-lo.

Agora que você está quase pronto e planejando tudo, precisa começar a calcular os pontos de cada cliente. E como fazer isso? Sem cadernos ou notas.

Tudo será feito diretamente pelo seu sistema.

Quando o cliente for fazer a conferência dos produtos e o pagamento no caixa, o atendente identifica o cliente no sistema, que fará a contagem automaticamente à medida que os itens são bipados.

E aí, gostou de conhecer os passos para criar um cartão fidelidade em sua farmácia?

Como dissemos acima, essa é uma estratégia extremamente eficaz de retenção de clientes em sua farmácia.

Tá esperando o que pra por em prática? Veja seus resultados te surpreenderem.

Esperamos ter ajudado e até a próxima!

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