Como realizar o treinamento dos funcionários de uma farmácia

Como realizar o treinamento dos funcionários de uma farmácia

Você vê o treinamento de funcionários como gasto ou investimento?

A resposta clichê todos nós conhecemos, é claro que é um investimento.

Mas o que nem todos sabem é que treinamento pode ser sim um custo para os cofres do seu negócio. Como?

Isso ocorre quando não existem critérios exatos para a admissão e realização de treinamentos eficazes para o empreendimento e compensem o valor empreendido.

Geralmente os donos e gestores, de modo geral, não costumam dar muita importância para o treinamento de funcionários de suas farmácias.

Isso sem dúvida é um tremendo erro! Os principais motivos pelos quais o treinamento é deixado de lado e protelado são os custos e tempo.

Diante de tudo isso, e entendendo as dificuldades e dúvidas desses gestores de farmácias que viemos te ajudar!

Hoje falaremos sobre como realizar o treinamento dos funcionários de uma farmácia. Confira!

Conheça sua equipe

Antes de realizar qualquer ação no sentido de treinar sua equipe você deve primeiro conhecê-la. Assim, faça algumas perguntas:

  • Sua equipe é capaz de atender bem os diversos perfis de clientes?
  • Dominam habilidades básicas de vendas que contribuem para o aumento da lucratividade?
  • Sabem trabalhar com o software do estabelecimento?
  • Sabem se relacionar com os demais membros e realizar um trabalho em equipe eficiente?
  • Cumprem suas responsabilidades e deveres com eficiência?

Após responder essas perguntas tente identificar os déficits do seu negócio.

Dessa forma, se grande parte dos colaboradores tem dificuldade em trabalhar com o sistema de software da companhia, isso irá refletir na produtividade e demora no atendimento.

Depois, analise e veja se a empresa responsável pelo sistema de automação e gestão oferece treinamentos presenciais ou online. Muitas vezes esse treinamento acaba não custando nada para a farmácia.

Crie planos de estudos para cada funcionário, de acordo com sua função. O balconista pode começar o treinamento na parte de vendas do sistema, por exemplo.

E nunca esqueça de fazer o acompanhamento diário dos estudos. Isso já vai te mostrar quais colaboradores estão realmente dedicados e merecem o seu devido reconhecimento.

Certifique-se de que o treinamento é de qualidade

Buscando economizar algum dinheiro, muitas vezes o treinador escolhido para a função não é capacitado e nem possui os conhecimentos necessários para ser um tutor dos funcionários.

O valor do investimento se relaciona diretamente à bagagem do profissional disposto a ministrar o treinamento.

Sugere-se um equilíbrio entre quanto a farmácia está disposta a investir com o conteúdo entregue pelo profissional responsável no treinamento para os funcionários.

Um ponto a ser considerado é a didática do treinador. Às vezes uma pessoa é totalmente técnica, porém não domina a oratória, isso vai fazer com que sua equipe não apreenda muito bem o conteúdo que está sendo transmitido.

Faça coffee breaks

Dependendo da duração do treinamento (caso seja presencial), pausas estratégicas são essenciais. Ninguém se concentrará na pessoa que está falando há horas.

Nada excita mais os participantes do que a cafeína. Se tiver mais recursos, também vale a pena providenciar degustações ou alimentos.

Nesse momento, aproveite para conhecer os membros e os treinadores, converse com o consultor de treinamento. Evite questões óbvias, como clima ou questões familiares, procure por questões relacionadas à indústria farmacêutica, converse sobre os pontos problemáticos de sua farmácia (não exponha muito) e veja como relevante é o bate-papo de comentários de treinamento e críticas construtivas.

Quer saber quais os principais treinamentos que devem ser dados aos funcionários de uma drogaria? Confere esse artigo no nosso Blog!

Gostou de saber um pouco mais sobre como realizar o treinamento de funcionários de uma farmácia?

Dessa maneira seus colaboradores serão muito mais eficazes, e isso irá refletir na melhora de praticamente todos os âmbitos do estabelecimento!

Coloque em prática agora e veja resultados consistentes!

Esperamos ter ajudado e até a próxima!

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